Pesquisar:

O meu primeiro ano na Escola Profissional/ E os estágios lá fora, como estão a correr?

 >Francisco Gomes

Eletrónica, Automação e Comando

Às vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois à frente e foi isto que aconteceu; optei por ir para a EPO atrás de algo de que gosto muito: a eletrónica. Criei expetativas quando me matriculei, mas elas foram largamente superadas. Ao longo deste ano tive oportunidades de aprendizagem que jamais imaginei vir a ter, consegui pôr em prática o que já sabia e consegui aprender muito mais.

 

> Madalena Bilreiro 

Cozinha/Pastelaria

O meu nome é Madalena e sou aluna do primeiro ano do curso “Cozinha/Pastelaria”, da Escola de Hotelaria de Fátima. Este último ano letivo tem sido uma experiência inesquecível cheia de aprendizagens, amizades e oportunidades únicas, tudo isto graças ao enorme apoio que a Escola e os seus docentes nos fornecem.

Este curso não só nos ensina técnicas relacionadas com a cozinha, desde os mais variados cortes ao diferentes métodos de confecção, como também nos prepara para as nossas carreiras futuras, oferecendo-nos estratégias para enfrentar o difícil mercado de trabalho que nos espera.

Recomendo esta Escola a todos que pretendem um método de ensino mais prático e adequado à nossa realidade.

 

> Rodrigo Pereira

Produção em Metalomecânica, variante de Programação e Maquinação

Sou o Rodrigo Pereira e sou aluno da Escola Profissional de Ourém. Este ano letivo, frequentei o primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica, variante de Programação e Maquinação. Na minha opinião, a Escola Profissional de Ourém é uma Escola “cinco estrelas”, pois é uma Escola onde há um ambiente de amizade e de interajuda permanente entre alunos, professores e funcionários. Para concluir, acho que fiz uma ótima escolha ao vir para esta escola, pois nela é-nos fornecido um nível de conhecimentos excecional por parte dos seus ótimos professores, que se preocupam com os alunos como se estes fossem seus filhos!

 

> Marisa Ferreira

Animação em Turismo

O meu nome é Marisa. Este é o meu 1º ano na EHF e estou a tirar o curso de Animação em Turismo. O meu 1º ano aqui foi muito bom pois obtive novas experiências, novas apreendizagens. Foi um ano de novas adaptações, mas também foi um ano cansativo, pois temos de trabalhar bastante, mas vale sempre a pena darmos o nosso melhor. No geral, foi um bom ano. A escola conseguiu superar as minhas expetativas, por isso, recomendo esta Escola a quem está a pensar em inscrever-se.

 

> Sandro Azevedo

Mecatrónica Automóvel

Enquanto aluno da Escola Profissional de Ourém (EPO), do 1º ano do Curso de Mecatrónica Automóvel, tenho a dizer que esta Escola é recomendável a todos os que queiram fazer parte dela devido ao seu bom ambiente e organização. Esta é uma boa Escola, acompanhada do bom trabalho dos professores e dos funcionários, que se mostram sempre disponíveis para ajudar os alunos. Acerca do curso em si, estou a gostar bastante e é um curso que oferece uma boa aprendizagem a quem a desejar ter. Desde as instalações, aos recursos e materiais e à formação dada pelos professores, considero que a minha escolha foi acertada ao ter vindo para a EPO.

 

> Liliana Maia

Restaurante/Bar

Sou a Liliana Maia, frequento o 1º ano do curso Restaurante/Bar da Escola de Hotelaria de Fátima. Recomendo esta Escola para quem estiver interessado nos cursos que a Escola tem, porque conseguem conjugar a parte prática com parte teórica e assim preparamo-nos para o mercado de trabalho. Neste sentido, pretendo continuar neste curso para assim concluir a minha formação académica em Restaurante/Bar.

 

> Ricardo Silva, aluno finalista do curso de Gestão de Equipamentos Informáticos

Estágio em Belfast – Irlanda

Uma aventura por Belfast – Irlanda

Esta é a minha primeira experiência de estágio fora de Portugal. Aceitei este desafio porque acredito que, atualmente, não existem fronteiras ao nível do mercado de trabalho e a nível pessoal podem abrir novos horizontes.

A empresa onde estou a realizar o meu estágio é a COMTEK, uma empresa que atua ao nível das redes informáticas, na zona de Belfast. Tenho como tutor na empresa o Dr Shoban Navaratnarajah de nacionalidade indiana. Até ao momento, as minhas funções passam pela reparação, substituição de chips danificados de placas (e outros componentes eletrónicos) usadas para telecomunicações que transportam dados e sinais através de fibra óptica.

No geral, aprendi novas técnicas de soldagem de equipamentos, formas de testar se há erros no tráfego entre as placas e o analisador.

A cidade de Belfast é bastante apelativa e com bons meios de transporte. Em relação aos monumentos aconselho a visitarem o museu do TITANIC, Giants Causeway e Game of Thrones.

Esta será com certeza uma experiência que levo para a vida.

 

> Vasco Vieira,  2º ano do curso de Restaurante/Bar

Estágio em Foligno -  Itália

No passado dia 29 de maio começou esta oportunidade única e espetacular. O estágio é algo que nos faz crescer e aprender muito, e sendo este ano um estágio no estrangeiro estou a aprender não só em termos de trabalho mas também em termos de língua e em muitos aspetos psicológicos, que nos faz ser pessoas mais independentes. Estou a achar esta experiência inesquecível, muito marcante. Todos os dias acontece algo novo, todos os dias aprendemos palavras novas, uma outra maneira de fazer as coisas. Estagiar aqui está a ser algo muito produtivo, as pessoas são acolhedoras, ajudam-me em tudo o que não sei, ensinam-me imensas coisas sem deixar escapar a humildade, o sorriso no rosto e a solidariedade. Estando noutro país não podiam faltar as visitas culturais e viver novas experiências. Uma grande experiência que já passei aqui foi os festejos de uma grande festa a “Giostra della Quintana”

Tudo isto que estou a viver e aprender não poderia estar a acontecer se não fosse com o apoio da Escola de Hotelaria de Fátima a quem eu tenho que agradecer pois estou a conseguir alcançar os meus objetivos tanto escolares como, mais tarde, profissionais.

 

> Edgar Marques, 2º ano do curso de Produção em Metalomecânica, variante de Programação e Maquinação

Estágio em Barcelona - Espanha

 

Dia 29 de julho começou o meu estágio como quase todos os meus amigos. Quando cheguei à empresa fui bem acolhido.Começou o gerente por me acolher e dizer as indicações finais para me orientar para todo o estágio. Tive uma adaptação muito fácil pois todos me fizeram sentir à vontade para qualquer coisa, como ter uma dúvida que é rapidamente explicada ou até momentos para rir.

 

Tecnicamente, ainda só estive numa CNC, o Torno, que tinha algumas dificuldades que estão a ser esclarecidas ao longo do tempo. Tenho aprendido como montar e tirar as garras, como fazer o zero peça e calibrar as ferramentas e onde ir para por esses valores no controlador. Agora estou a aprender como fazer os códigos para fazer as peças necessárias. Também estive a aprender os diferentes materiais que há na empresa e a cortar material na serra elétrica com as medidas pedidas.

 

As vantagens de estar as estagiar nesta empresa é que é uma empresa grande, com tudo o que preciso para o meu curso, com todas as CNC’s que quero e estou a aprender com muitos trabalhadores que me ajudam. Tem trabalhadores bastante qualificados e que me ensinam coisas novas ou simplesmente ensinam-me formas mais fáceis de fazer determinadas tarefas.

 

> Daniela Cardina, 2º ano do curso de Turismo 

Estágio em Glasgow -  Escócia

Enquanto aluna de turismo da Escola de Hotelaria de Fátima tenho a agradecer pelas oportunidades que esta Escola me tem oferecido ao longo do meu percurso escolar, e a todos os professores que me têm dado força para conseguir alcançar todos os meus objetivos. Tive a oportunidade de estagiar na Escócia e estou muito grata por isso. Embarquei nesta aventura e, sem dúvida, que será uma das melhores experiências que irei ter.

Quando aqui cheguei, tive receio de não me habituar a este país, mas esse receio sem dúvida que já acabou. Esta experiência está a ser incrível e tenho que agradecer à minha família de acolhimento por me receberem tão bem, ao meu local de estágio por tudo o que tem feito por mim e a todas as pessoas que me ajudam quando mais preciso.

Esta oportunidade que estou a ter tem me ajudado a crescer enquanto pessoa, mas também a nível profissional e a ganhar mais experiência enquanto aluna de Turismo.

Além de ser um país onde as pessoas são simpáticas e prestáveis, é um país lindo e repleto de paisagens encantadoras, que nos levam a conhecer diversos lugares que de alguma forma nos irão marcar para sempre.

Serão momentos como estes que me fazem acreditar que fiz a melhor escolha em ingressar na Escola de Hotelaria de Fátima.