Pesquisar:

Webinar Empreendedorismo Jovem

Realizou-se no passado dia 21 de Junho, o Webinar sobre “Empreendedorismo Jovem”, promovido entre a Nersant e a INSIGNARE, tendo o mesmo decorrido em modelo híbrido nas instalações da Startup Ourém.

O painel de oradores contou com as presenças de jovens empresários em diversas áreas acompanhadas pela Escolas INSIGNARE, como sendo a Domusnet – representada por Bruno Pereira; a Plastikhron – representada por Milena Marques e Luz Houses por Pedro Augusto Silva.

As associações empresarias não puderam ficar de fora deste debate sobre o mercado de trabalho, as profissões e o empreendedorismo, estando a ACISO representada pela sua presidente Purificação Reis e o NERSANT pelo vice-Presidente João Lucas.

Todos estes oradores estiveram juntos em debate, tendo o evento decorrido para um auditório online de quase uma centena de jovens do concelho de Ourém, tendo a moderação e interação ficado a cargo da Diretora-executiva da Insignare, Carina João Oliveira.

A interação foi sendo possível pelas perguntas que foram chegando por email e via chat, mas também pelo animado debate que se gerou entre os participantes presenciais.

O mercado de trabalho foi escalpelizado nas várias visões presentes, sendo unanime que há uma necessidade premente de mão-de-obra jovem qualificada, sendo inevitável para o futuro da região que se continue a apostar em dinamizar e valorizar o ensino das profissões. O papel do ensino profissional ficou inquestionável nesta dinâmica, tendo todos os empresários dado exemplos da vocação deste ramo de ensino para o preenchimento dos seus quadros de pessoal interno.

O digital e as áreas verdes foram temáticas que ganharam expressão nos últimos tempos, daí a importância que as escolas profissionais têm dedicado a estas matérias, mas também que esses recursos sejam trabalhados como ferramentas nos programas de dinamização da veia empreendedora dos mais jovens.

O mercado tem procurado fortemente jovens qualificados nas áreas industriais, digitais e na hotelaria, apesar de algum “arrefecimento” do sector provocado pela pandemia, mas que os números estão longe de alcançar empregabilidade completa.

Os empresários presentes deram como exemplo aquilo que foi o seu percurso, as dificuldades e a persistência para garantir o sucesso das suas empresas, mas também como se foram adaptando nestes tempos passados com a pandemia.

Foram ainda apresentados programas e iniciativas de apoio ao emprego e empreendedorismo por parte das associações empresariais.

Na ronda de perguntas finais, os palestrantes deixaram todos uma mensagem de incentivo a todos os jovens que fazem neste momento escolhas para o futuro profissional, com incentivo a que escolham o ensino que melhor potencie a sua valorização pessoal, o seu caminho de felicidade e que os realize profissionalmente.