Pesquisar:

O que fazemos?

O GCI – Gabinete de Cooperação Internacional é a unidade da INSIGNARE encarregue de propor, estabelecer, operacionalizar e avaliar parcerias internacionais com organizações congéneres para o desenvolvimento de projetos educativos e formativos de interesse para as diversas áreas de trabalho que constituem o universo da INSIGNARE.

Há já vários anos que a INSIGNARE tem vindo a participar, muitas vezes na qualidade de coordenadora, em vários projetos internacionais, onde comitivas de docentes e alunos se deslocam ao estrangeiro para intercâmbios na Europa, quer de índole pedagógico e cultural – viagens a uma escola parceira, geralmente por uma semana –, quer de índole profissional – estágios em empresas num determinado país, por dois e três meses.

Neste último caso, os nossos alunos realizam habitualmente os seus estágios curriculares em maio, junho e julho – Alemanha, Espanha, Estónia, Itália e Reino Unido, por exemplo, acolhem os alunos da Escola Profissional de Ourém - e Espanha, França e Itália, no caso dos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima, destacando-se os desenvolvidos em Bilbao e em San Sebastian, no País Basco, considerada a capital planetária da Gastronomia pela inovação culinária, traduzida no elevado número de restaurantes com estrelas Michelin e berço de vários dos melhores chefs mundiais.

Já quanto aos intercâmbios pedagógicos e culturais na Europa, nos últimos anos letivos os nossos alunos, docentes e técnicos estiveram em diversos países: Alemanha, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Montenegro, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Roménia, Turquia, ... Todas estas reuniões foram apoiadas pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (que vigorou de 2007 a 2013 e onde estavam os conhecidos Comenius, Grundtvig, Leonardo,e Transversal, além do Programa Juventude em Ação, todos com projetos desenvolvidos na INSIGNARE) e pelo Programa Erasmus+. Recebemos também visitas de trabalho de escolas parceiras, para partilha de aprendizagens e colaboramos ativamente no acolhimento de jovens dessas Escolas para os seus estágios curriculares em empresas da região, para além de proporcionarmos formação em várias áreas do saber aos seus docentes e técnicos.

A INSIGNARE apresenta anualmente várias candidaturas, como coordenadora ou como parceira, ao Programa Erasmus+, nas suas diferentes tipologias, designadas por Key Action (ação chave):

• KA 1 - estágios curriculares para alunos, de dois e três meses, e atividades de formação contínua na área técnica para docentes e não docente.

• KA 2 Parcerias Estratégicas: intercâmbios pedagógicos e culturais de grupos de alunos, acompanhados por docentes e/ou técnicos, com uma semana de duração; reuniões de trabalho para docentes e/ou técnicos, com dois a cinco dias de duração. Nesta ação chave estão as Parcerias entre Escolas, as Parcerias de Ensino e Formação Profissionais (que agrupam empresas, associações, fundações, universidades, …) e as Parcerias de Educação de Adultos (onde está envolvido o nosso Centro Qualifica).

• KA 3 Apoio à Reforma de Políticas. Esta tipologia, ao contrário das duas anteriores, geridas pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, é administrada diretamente pela Comissão Europeia, através da EACEA – Agência Executiva para a Educação, ao Audiovisual e à Cultura. Nesta tipologia a INSIGNARE é líder de um consórcio que agrupa organizações de Bélgica, Espanha, Itália e Países Baixos, para a criação de um curso profissional de nível IV de Técnico de Turismo Digital.