Pesquisar:

Escola de Hotelaria de Fátima entregou os Distintivos de curso aos seus alunos

No dia 19 de novembro realizou-se, na Escola de Hotelaria de Fátima, a Cerimónia de Entrega de Distintivos aos alunos dos vários cursos. Este momento é um marco importante na vida escolar dos alunos porque é envolto num simbolismo hierárquico de passagem do testemunho dos alunos mais velhos para os alunos mais novos.

Ao longo da cerimónia foram entregues os vários distintivos, a saber: os lenços e os barretes que compõem a farda dos alunos de cozinha/pastelaria e pastelaria/padaria e que variam em cor (lenços) e tamanho (barrete) consoante o ano em que o aluno se encontra; as gravatas e os pins’s da EHF que, através da sua cor, diferenciam o grau académico dos alunos de restaurante-bar e turismo. Estes distintivos, para além de serem ferramentas de trabalho, são uma forma de valorização pessoal e  profissional não só na escola mas também junto do meio empresarial.

Toda a comunidade escolar desempenha um papel importante nesta cerimónia onde as hierarquias são valorizadas, na medida em que são os alunos que frequentam o 2º e 3º ano que entregam os distintivos aos alunos que frequentam ano imediatamente anterior. Este vincar das hierarquias representa uma responsabilidade no sentido da transmissão dos conhecimentos dos mais velhos para os mais novos e ainda de transmissão de regras e procedimentos inerentes à profissão e à sua vivência enquanto alunos de uma escola de hotelaria. A importância da correta utilização da farda com postura e rigor deve ser entendida como o primeiro passo para o início da formação na área de hotelaria e turismo.
A cerimónia contou com a presença da Dra. Sónia Neves, da Guarda Nacional Republicana, que com o seu testemunho, veio partilhar o seu percurso e vivências enquanto profissional duma carreira marcada por hierarquias. Este contributo pretende ajudar os alunos da EHF a abrir horizontes e a perceberem a importância do uso da farda, e das hierarquias nas profissões e que o seu futuro depende unicamente da sua motivação, humildade e capacidade de adaptação para a profissão.

A Cerimónia foi ainda palco da atribuição da distinção da Turma do Ano letivo 2017/2018, a turma do 3.º ano do curso técnico de Turismo (TUR.16.19). Uma distinção baseada em resultados escolares e assiduidade dos alunos. Esta foi a turma com melhores resultados do ano letivo transato.