Pesquisar:

A EHF

1. Como surgiu a EHF?

2. Onde posso encontrar a Escola de Hotelaria de Fátima (EHF)?

3. Que serviços são disponibilizados aos seus alunos e comunidade educativa?

4. Qual é a missão e a visão da EHF?

5. O que significa ser Escola 100% Especializada?

 

 1. Como surgiu a EHF?

A EHF iniciou a sua atividade no ano de 1993, na altura como Pólo de Fátima da Escola Profissional de Ourém onde passaram a funcionar todas as turmas da área de Hotelaria que a EPO dinamizava (na altura apenas as turmas de receção). Com instalações devidamente equipadas para a formação em hotelaria, as áreas dinamizadas aumentaram para outras vertentes como o Restaurante-Bar e a Cozinha-Pastelaria na perspetiva de ir ao encontro das necessidades de técnicos qualificados existentes no mercado de Fátima, um mercado predominantemente hoteleiro. Atualmente ministra cursos na área de Turismo, Restaurante-Bar, Cozinha-Pastelaria, Pastelaria-Padaria. A INSIGNARE iniciou a sua atividade em 1990 como Escola Profissional de Ourém e foi uma aposta da ACISO e da Câmara Municipal de Ourém que, em conjunto, deram os primeiros passos para a sua criação, que viria a acontecer em 24 de agosto através da assinatura de um contrato-programa com o GETAP, organismo do Ministério da Educação que, na altura, geria as Escolas Profissionais. Desenvolvendo, no início, a sua atividade em instalações provisórias cedidas pela ACISO, orientou desde sempre a sua atuação para a dinamização de cursos em áreas onde se sentia carência de técnicos qualificados. Em 1993, o Centro de Estudos de Fátima junta-se aos promotores ACISO e Câmara Municipal de Ourém. A adesão deste novo promotor permite a criação do pólo de Fátima da Escola Profissional de Ourém onde passaram a ser dinamizados cursos na área da hotelaria e turismo. Em 1999, e porque o Ministério da Educação obrigou à criação de entidades proprietárias das escolas profissionais, nasceu a EPO – Associação Promotora de Ensino Profissional. Esta associação, sem fins lucrativos, passou a ser a proprietária da Escola Profissional de Ourém e tinha como associados a ACISO, a Câmara Municipal de Ourém e o Centro de Estudos de Fátima (os promotores iniciais), aos quais se juntaram a Região de Turismo Leiria-Fátima e o instituto de Formação Turística (INFTUR). Em 2007, porque se entendeu que o nome “EPO – Associação Promotora de Ensino Profissional” era demasiado redutor tendo em conta as atividades desenvolvidas para além das do Ensino Profissional, alterou-se a denominação para INSIGNARE – Associação de Ensino e Formação. Em 2010 chega o reconhecimento e dá-se a autonomização do pólo de Fátima da EPO e nasce a Escola de Hotelaria de Fátima.

[Topo]

 2. Onde posso encontrar a Escola de Hotelaria de Fátima (EHF)?

Avenida Beato Nuno, nº 208

2495-401 Fátima

Portugal

coordenadas gps: 39.634964, -8.668368

Site: http://www.ehf.pt/

[Topo]

 3. Que serviços são disponibilizados aos seus alunos e comunidade educativa?

São vários os serviços disponibilizados aos alunos da EHF, de que são exemplo:

a) apoios extra aula nas diferentes disciplinas, todas as quartas feiras à tarde;

b) participação em eventos, campanhas solidárias, concursos e projetos nacionais;

c) realização de formação em contexto de trabalho (FCT) em países da União Europeia (com apoio do programa ERASMUS +);

d) mobilidades bilaterais e multilaterais no âmbito de projetos europeus (com apoio do programa ERASMUS +);

e) Arca Solidária, que dá aos alunos a possibilidade de, diariamente, levar para casa comida que tenha sobrado do almoço no refeitório.

[Topo]

 4. Qual é a Missão, Visão e Valores da EHF?

 

A sua Missão visa “Contribuir para o desenvolvimento da região centrada no concelho de Ourém, em especial, mas também na qualificação profissional do sector da Hotelaria e Turismo em Portugal, educando para a cidadania, fomentando a inovação e o empreendedorismo, e procurando uma relação efetiva e duradoura com o mercado de trabalho.”

As aspirações da EHF a respeito do seu futuro/ visão são: “Ser referência regional no ensino profissional especializado, como uma instituição fomentadora de talentos, descobertos em todo e qualquer jovem, capacitando e fortalecendo o tecido empresarial regional, alicerçados na qualidade e diferenciação do ensino, na ética, no profissionalismo e na busca do crescimento individual e coletivo de todos os alunos.”

Os Valores definidos pela EHF são: a Responsabilidade Social, a Integridade, a Motivação pela Inovação e a Ambição.

 

[Topo]

 5. O que significa ser Escola 100% Especializada?

A Escola Profissional de Hotelaria de Fátima é uma escola 100% especializada na área da restauração, hotelaria e turismo oferecendo 4 cursos/variantes. Para além da aquisição de conhecimentos e de competências que preparam o aluno para o exercício de uma profissão, a EHF potencia em contextos reais de trabalho a aquisição dos conhecimentos e competências profissionais adquiridos na sua formação teórica e prática e a familiarização dos alunos com variados cenários de trabalho. Uma escola onde se respira e vive a Restauração, Hotelaria e o Turismo em cada gesto que se faça.

[Topo]