Pesquisar:

Aluno da EPO participa em projeto internacional na Hungria

O aluno Nilton Lopes, do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, da Escola Profissional de Ourém, esteve 3 dias na Hungria, na cidade de Tata, no âmbito do projeto internacional “The Road of Citizen in the Mirror of History”, apoiado pelo programa Europa dos Cidadãos, e partilhou connosco a sua experiência.

“Este projeto internacional teve como objetivo o debate e compreensão, pelos jovens, das realidades ditatoriais e democráticas vividas na Europa durante o Sec XX. Esta reunião visou especialmente a realização de duas peças de teatro sobre os Direitos Humanos, animado pelos participantes locais e pelos oriundos de Lituânia, Montenegro e Portugal, apresentado a alunos de uma escola em Tata.

No primeiro dia realizaram-se atividades para um melhor conhecimento entre o grupo e após isso foi feito um debate sobre vários temas atuais, onde tivemos a possibilidade de opinar sobre o mesmo. Depois destas atividades realizadas, foram distribuídas personagens a todos os participantes e começaram então os ensaios para o teatro. A apresentação do teatro ocorreu na parte da tarde do mesmo dia, terminando com a visualização de um filme sobre as ditaduras em todos os países participantes. Estas atividades permitiram a transmissão de uma mensagem para o público, que connosco interagiram.

No segundo dia fomos visitar os principais pontos em Budapeste com o grupo, nomeadamente alguns museus e praças públicas onde estão também monumentos históricos: o que achei bastante interessante foi principalmente o Museu do Terror, porque representa a época da 2ª Guerra Mundial e das maiores dificuldades enfrentadas muitos anos atrás (na foto, o memorial à revolução de 1956). O dia foi finalizado num jantar no Hotel, com prova de vinhos da cidade.

Na minha opinião este projeto foi bastante enriquecedor, pois permitiu abrir novas vertentes e evoluir as nossas capacidades de comunicação com pessoas de diferentes países.”

Imagens