Pesquisar:

FORMADOR DA ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA VENCE PRÉMIO HELMUT ZIEBELL

Ricardo Raimundo, formador de Cozinha da Escola de Hotelaria de Fátima, ganhou, ontem, 23 de novembro, o prémio Helmut Ziebell, no âmbito da sua participação no Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2015. O prémio Helmut Ziebell, premeia anualmente um concorrente que, num dos seus pratos, se distinga pela inovação. Este ano, o prémio foi atribuído ao Formador de Cozinha da EHF, com a sobremesa apresentada: A maçã assada e o granizado de maçã. Paralelamente a este prémio, o chefe Ricardo, ficou ainda classificado em 2.º lugar no referido concurso.

Anualmente, as Edições do Gosto em parceria com a Intermagazine, dinamizam o Concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA), cujo objetivo, para além de eleger o melhor cozinheiro de Portugal (em concurso), é a valorização profissional dos cozinheiros do nosso país e contribuir para a dignificação da Gastronomia Portuguesa. Ao longo do ano são realizadas semi-finais regionais que apuram os participantes para a final nacional, que este ano foi inserida na Alimentária & Horexpo, um certame direcionado a profissionais de hotelaria. Os 6 semifinalistas deste ano  foram: João Viegas (Restaurante São Gabriel – Almancil); Rogério Bento (Salgados Dunas Suites Hotel – Albufeira); Vitor Adão (Restaurante Flor de Sal - Mirandela); Duarte Eira (Restaurante Salpoente – Aveiro); Paulo Carvalho (Restaurante A Cevicheria – Lisboa); Ricardo Raimundo (Escola de Hotelaria de Fátima).

A ementa apresentada pelo chefe Ricardo Raimundo e com a qual alcançou o 2.º lugar foi:
- Entrada: A ervilha e o ovo escalfado
- Prato Principal de peixe: Bacalhau de S. Martinho, castanhas e vinho
- Prato Principal de Carne: A bochecha e o lombinho

De acordo com o chefe da EHF, “este foi um concurso que exigiu uma grande preparação, esforço e determinação. Foram muitas horas de treino na procura de conseguir os melhores resultados, apurar técnicas e gerir tempos.”

Na edição deste ano, a organização do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, pretendeu valorizar a gastronomia tradicional portuguesa pelo que procurou destacar os menus que melhor representassem os sabores e técnicas que a caracterizam, definindo como proteínas obrigatórias: o bacalhau salgado seco, a vaca e a maçã.

O júri do concurso foi presidido por Nuno Mendes, chefe do Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado situado em Londres e teve, como diretor técnico, o chefe António Bóia. A edição de 2015 do CCA contou ainda, como jurados, com outros nomes sonantes do mundo da Gastronomia, a saber:  chefe Nuno Diniz, chefe Helmut Ziebell (que dá o nome ao prémio ganho pelo Ricardo Raimundo), chefe Albano Lourenço e chefe Paulo Pinto.

Ricardo Raimundo iniciou o seu percurso como aluno da Escola de Hotelaria de Fátima, onde tirou o curso profissional de Cozinha/Pastelaria, ao qual se seguiu a licenciatura em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Ao longo dos anos e no âmbito da sua profissão, tem procurado dar ênfase aos produtos nacionais,  valorizando as suas múltiplas aplicações culinárias e atribuindo-lhes novos conceitos e apresentações. Atualmente encontra-se a frequentar o mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar e é formador na Escola de Hotelaria de Fátima. Durante o mês de Julho frequentou um período de estágio no restaurante Bokado Aquarium, em San Sebastian (Espanha), do reconhecido chef Mikel Santamaria, integrado no projeto da INSIGNARE para a valorização dos seus formadores.

A Escola de Hotelaria de Fátima orgulha-se do excecional percurso profissional do chefe Ricardo Raimundo e acredita que numa edição futura será reconhecida a sua elevada capacidade técnica e sentido de inovação.

Imagens