Pesquisar:

INSIGNARE ACOLHE PARCEIROS DE ANGOLA, CAMARÕES E NIGÉRIA

A INSIGNARE termina esta semana a segunda etapa do projeto SAAM - Supporting Alliance for African Mobility, com o acolhimento por 3 semanas de formação a técnicos e responsáveis oriundos de centros profissionais de Angola, Camarões, Cabo Verde e Nigéria.

Recorde-se que este constitui um projeto-piloto da Comissão Europeia de abertura do programa Erasmus+ - Ensino Profissional, ao continente africano. Iniciámos no dia 6 de fevereiro o acolhimento ao formador Dário Correia da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, que foi integrado na Escola de Hotelaria de Fátima. Seguiu-se Roland Amougou II do Institut Technique Don Bosco Ebolowa, nos Camarões e Christopher Ansi de Jobitech na Nigéria, que foram integrados na Escola Profissional de Ourém, e por fim, Manuel Eira Jacinto do Centro Don Bosco de Luanda, integrado também na Escola de Hotelaria de Fátima.

Além de treino e formação nas nossas escolas nas áreas de especialidade de cada um, também é proporcionado um intercâmbio de culturas e um conhecimento mais aprofundado da nossa região. Dos vários momentos já havidos pelos vários cursos e departamentos na Escola, as semanas tiveram ainda dias dedicados a visitas institucionais e ao conhecimento dos pontos mais emblemáticos, como o Castelo de Ourém e Museu Casa do Administrador, Santuário de Fátima, Tomar, Batalha e Nazaré.

As entidades oficiais receberam estes elementos com calorosas saudações, por parte da Câmara Municipal de Ourém, da ACISO e da Junta de Freguesia de Fátima, foram vários os momentos de integração na dinâmica e iniciativas do concelho. Os formadores juntaram-se à cerimónia pela Paz na Ucrânia, que contou com a presença de representantes de todas as escolas de Fátima.

Esperamos que estes formadores levem um pouco de Ourém consigo até Cabo Verde, Angola, Camarões e Nigéria, pois neste encontro de culturas o enriquecimento foi mútuo.

A próxima etapa da aproximação SAAM passará por um período de formação de alunos vindos destes países por 2 meses de formação em Portugal!