Pesquisar:

FINALISTAS DAS ESCOLAS DA INSIGNARE RECEBEM OS SEUS DIPLOMAS, NUMA CERIMÓNIA TAMBÉM MARCADA PELA HOMENAGEM A FRANCISCO VIEIRA

Mais de 500 pessoas participaram na Cerimónia Oficial de Entrega de Diplomas aos Alunos Finalistas da Escola Profissional de Ourém e da Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, que decorreu no passado sábado, dia 14 de Outubro. Este emblemático momento foi partilhado num ambiente familiar e intimista, entre alunos, professores, amigos, familiares e entidades convidadas. O evento teve lugar no Cine-teatro Municipal de Ourém e iniciou-se com um breve apontamento musical a cargo de quatro jovens músicos: Samanta Crespim e Mariana Marto no violino, Tiago Carreira na guitarra e o Bruno Pereira na bateria.

A cerimónia, para além de pretender formalizar o término dos cursos profissionais, com a entrega dos respetivos diplomas aos alunos finalistas, teve ainda um outro propósito: prestar tributo a “um homem único, um visionário, um empreendedor, uma pessoa capaz de levar por diante todas as tarefas a que se propunha”, Francisco Vieira, Diretor Executivo da INSIGNARE, que faleceu no passado dia 2 de outubro. Assim, e em nome dos colaboradores, foi chamado ao palco o Diretor Financeiro, Pedro Major, que foi quem acompanhou mais de perto o nosso “chefe”, desde o seu retorno em 2010, tendo sido o seu braço direito e apoio fundamental na gestão da INSIGNARE, e que melhor do que outro colaborador, foi a pessoa certa para honrar a sua memória e o seu legado. Pedro Major realçou o caminho de Francisco Vieira, destacando a sua obra. No final deu conhecimento de que foi finalmente aprovado, pelo Município de Ourém, o projeto de arquitetura das novas instalações da Escola de Hotelaria de Fátima.

De seguida cerca de 170 alunos finalistas da Escola Profissional de Ourém e da Escola de Hotelaria de Fátima receberam os seus diplomas, comprovativo do término do ensino secundário e de uma certificação profissional de nível 4, reconhecida a nível europeu. Um a um, os alunos foram chamados ao palco num momento que marca o início de uma nova etapa nas suas vidas profissionais.

Foram também atribuídas as distinções de “Aluno do Mês” e de “Aluno do Ano” referentes ao ano letivo 2016/2017, da Escola Profissional de Ourém e Escola de Hotelaria de Fátima. Ao longo do ano letivo é eleito, mensalmente, pelo conselho pedagógico, de cada escola, o aluno do mês, uma distinção que pretende premiar o aluno que naquele mês mais se evidenciou quer em termos académicos, comportamentais ou de participação em atividades extracurriculares. De entre eles é eleito o Aluno do Ano. Na Escola Profissional de Ourém a Aluna do Ano é Maria Inês Matos e na Escola de Hotelaria de Fátima, Samuel Santos. Estes alunos receberam uma bolsa de 250€, atribuída pela INSIGNARE, e um presente da Porto Editora.

No final foram todos convidados para um Espumante de Honra, servido no exterior do edifício.

 

Para (re)ver o vídeo de Homenagem ao Dr. Francisco Vieira, clique aqui.