Pesquisar:

INSIGNARE PARTICIPA EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL EM TURISMO EM ITÁLIA

A INSIGNARE esteve presente em Alba, no norte de Itália, de 6 a 8 de março, na conferência “The Tourism Glocal Conference”, no âmbito do projeto Erasmus+ TEF – Tourism Education of the Future, consórcio no qual é membro.

Durante 3 dias, a Diretora Executiva e o responsável pelo Gabinete de Cooperação Internacional participaram nos trabalhos desta Conferência, organizada anualmente pela Equipa Temática do Turismo da EfVET, uma das maiores associações europeias de entidades de Ensino e Formação Profissional (EFP), da qual a INSIGNARE é associada.

No início, os participantes foram recebidos na Câmara Municipal, para uma sessão de boas-vindas e interação com entidades públicas: o Vice-Presidente da Autarquia, o representante do Presidente da Região de Piemonte (onde Alba se insere), o Presidente da Associação Empresarial e Turística local e uma Deputada do Parlamento Europeu, residente na região. Todos realçaram a importância destes encontros para a melhoria da Educação e para a promoção turística das regiões.

Quanto aos oradores, é de destacar a intervenção de uma técnica da DG GROW, da Comissão Europeia, que abordou a iniciativa Pact for Skills, uma das ações emblemáticas da Agenda Europeia de Competências: visa apoiar organizações públicas e privadas que operam na qualificação e requalificação profissional, para que possam adaptar as suas ofertas face às transições ecológicas e digitais que a Sociedade Europeia está a viver.

Juntando-se também a responsável pela promoção turística do município, que abordou a forma como a autarquia e os empresários se uniram para delinear uma estratégica de comunicação que destaca os pontos fortes desta localidade, reconhecida pela sua paisagem vinícola (reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade) e a necessidade da sua proteção e compatibilização com o Turismo, pelos seus vinhos e pelas suas trufas, culminando com o reconhecimento. De referir que o local da Conferência foi precisamente uma Quinta Vitivinícola, as Caves Ceretto, um dos expoentes do turismo ecológico, sendo proporcionado uma a visita ao espaço.

O diretor do maior grupo de EFP da Grécia, EEO Group S.A. / AKMI, com uma forte internacionalização, dialogou com os participantes sobre as principais tendências do Turismo Europeu, fazendo uma interessante comparação pré-pandemia e pós-pandemia, e o seu impacto no Ensino. Esta análise foi complementada com o trabalho desenvolvido no seio do consórcio TEF-Tourism Education of the Future, e na Equipa Temática do Turismo da EfVET.

Os participantes puderam então, em grupos de trabalho, trocar experiências e propor soluções para problemas comuns às várias entidades de EFP presentes. Comunidades vindas de 14 países europeus: debatendo a dificuldade em captar novos alunos, a pressão saudável dos empresários para a satisfação da necessidade crescente de pessoal qualificado no setor, a evolução das tarefas inerentes às várias profissões e a atualização das suas qualificações.

As novas metodologias pedagógicas para a inclusão e para a diferenciação e a internacionalização, foram apenas algumas das conclusões apresentadas e debatidas posteriormente em plenário, que justificam a importância destes eventos. É também de realçar a visita à escola/centro de formação organizador, a APRO Formazione, e aos seus dois polos – um focado em cursos da área Industrial e Digital, e outro para a área da Hotelaria e Turismo.

A Alba Accademia Alberghiera, onde, no seu restaurante de aplicação, foi servido aos participantes um jantar didático, confecionado pelo Chef Massimo Camia e sua equipa (detentor de uma estrela Michelin), e pelos alunos de Cozinha da academia, e servido pelos alunos de Sala. O menu assentou em produtos locais, sendo cada prato acompanhado por vinhos de excelência da região, e estes últimos explicados pelos seus produtores, presentes no jantar, conjuntamente com várias personalidades locais e regionais.