Pesquisar:

FESTIVAL DE GASTRONOMIA

- 11 dias de Festival “Cozinhas do Mundo – Sabores de Portugal”
- 5 equipas, com 5 menus em simultâneo;
- 94 alunos em prova (Restaurante/bar e Cozinha/pastelaria;
- 53 equipas;
- 22 alunos de Turismo Ambiental e Rural em prova;
- 106 alunos de cozinha (1º e 2º anos) a completar as equipas;
- 42 alunos de restaurante/bar a completar equipas em sistema rotativo;
- 32 júris externos : 10 profissionais de cozinha/pastelaria, 11 profissionais de restaurante/bar, 11 empresários do sector da hotelaria e restauração;
- 450 pessoas a degustar as iguarias apresentadas pelos nossos alunos.

Estes são os números da 6ª edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo – Sabores de Portugal”, que decorreu na Escola de Hotelaria de Fátima, entre os dias 29 de Março e 9 de Abril.

Este evento, que é o culminar da Prova de Aptidão Profissional desenvolvida, ao longo do ano letivo, pelos alunos do 3º ano, pretende ser uma mostra de saberes e sabores representativos de várias regiões de Portugal, não só ao nível da gastronomia, mas também na área vitivinícola e de produção de vinhos. As ementas apresentadas no decorrer do Festival, resultaram de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos de Restaurante/bar e Cozinha/Pastelaria que, em grupos de 2 elementos, efetuaram o enquadramento em termos gastronómicos e vitivinícolas, evidenciando os seus produtos e utilizações mais características, bem como as técnicas e métodos de confeção mais utilizados e que posteriormente apresentaram aos seus clientes. Procurando inovar e apresentar novos motivos de interesse a quem nos dá o prazer da sua companhia, este ano foi possível fazer o visionamento ao vivo da preparação, confeção e serviço executado pelos nossos alunos.

À semelhança das anteriores edições, a adesão de público foi muito boa, cumprindo também aquele que é um dos nossos objetivos: a aproximação da comunidade envolvente à escola, dinamizando a formação técnica dos nossos alunos. Este é também o momento de incentivar o contacto entre os empresários e os alunos, potenciando a sua futura integração no mercado de trabalho.