Pesquisar:

Alunos da EPO e EHF participam em projetos internacionais em vários países da Europa

“Developing Tolerance and Mutual Understanding in Europe”

Dez alunos e dois docentes da EPO estiveram em Szerencs, Hungria, de 23 a 27 de abril passado, no âmbito da segunda reunião da parceria “Developing Tolerance and Mutual Understanding in Europe”, apoiada pelo programa Erasmus +.

Incluindo Escolas deste país, Portugal, Roménia e Turquia, visa melhorar, como o nome indicia, a compreensão mútua e o respeito intercultural na Europa, independentemente das origens geográficas, religiões e culturas através de diversas atividades pedagógicas.

A semana de trabalho foi bastante intensa, contendo as apresentações de cada escola, concelhos e países, contacto com entidades oficiais, divulgação do projeto à comunidade educativa através de uma Feira da Europa, preparada pelos alunos, além do desenvolvimento, em grupos mistos de nacionalidades, de vários produtos do projeto, relacionados com a temática: marcadores de livros; puzzle; pequenas peças de teatro - numa perspetiva juvenil, através de uma metodologia inovadora denominada Fórum Teatro, encenadas e apresentadas pelos alunos; participação em aulas de Música e de Educação Física; danças tradicionais de cada país.

No final de cada dia houve a oportunidade de visitar locais culturais e turísticos da cidade e da região: a famosa fábrica local de chocolate, Szerengi; uma adega, em Tokaj, onde conheceram a produção dos mais famosos vinhos Húngaros; as montanhas vizinhas. 

 

“Cook Healthy, Eat Healthy, live Healthy”

 A EHF esteve presente na quarta mobilidade do projeto “Cook Healthy, Eat Healthy, live Healthy”, apoiado pelo programa Erasmus+, que decorreu na cidade de Módica (Sicília, Itália), entre os dias 16 e 20 de abril. Sendo este um projeto que aborda e desenvolve temas bastante importantes, tais com: alimentação saudável e equilibrada, saúde e bem-estar, prevenção de sedentarismo e obesidade. Os temas principais desta mobilidade foram as atividades físicas, lúdicas e desportivas, como forma de promoção de um estilo de vida saudável. 

   Durante esta semana, todos os dias, alunas e professores da EHF participaram em diversos jogos e atividades físicas (desportivas, lúdicas e tradicionais), preparadas por todos os países envolvidos. Também tiveram a oportunidade de participar em diversas caminhadas, rappel, slide, escalada, arborismo e numa aula de iniciação à esgrima (no clube de esgrima local, campeão italiano desta modalidade por diversas vezes).

   Além disso, houve ainda tempo para conhecer a escola local “Principi Grimaldi”, as cidades de Módica (património da UNESCO) e Siracusa e de uma receção oficial na Câmara Municipal de Siracusa, pelo respetivo Presidente de Câmara. A experiência foi bastante positiva, de acordo com as alunas que participaram no projeto.

 

“Youngsters Nowadays. Where From, Where To”

Durante três dias, de 3 a 5 de maio, a EPO esteve presente a reunião de avaliação intercalar da parceria “Youngsters Nowadays. Where From, Where To”, entre escolas da Roménia, Grécia, Itália, Portugal e Turquia, apoiada pelo Erasmus +, realizada em Bursa, neste último país.

Estas reuniões apenas envolvem docentes e pessoal das Escolas participantes, ao invés da habituais, com alunos, pois os temas abordados vão desde a avaliação crítica do que foi realizado no primeiro ano, prestes a terminar; debater propostas de melhoria para os pontos que dela careçam; e planear o novo ano. São também muito úteis para sistematizar a informação recolhida.

A próxima reunião, já com alunos, decorrerá em Itália, em outubro próximo.

Imagens