Pesquisar:

INSIGNARE EM REUNIÃO INTERNACIONAL - SAAM ÁFRICA

Decorreu entre os dias 31 de maio e 5 de junho, o primeiro encontro transnacional entre parceiros europeus e parceiros africanos, ao abrigo do projeto-piloto da Comissão Europeia denominado SAAM – Supporting Alliance for African Mobility. O encontro decorreu em Nairobi, no Quénia, sendo nesta cidade situada a sede da Don Bosco Tech Africa, um dos maiores representantes de centros de educação profissional em Africa e parceiro neste projeto.

Como participação portuguesa o projeto contou com a representação da INSIGNARE, com a presença da Diretora-executiva, sendo a única escola individual parceira no projeto, e ainda com o Vice-Presidente da ANESPO, a Associação Nacional de Escolas Profissionais. O primeiro encontro de trabalhos pretendeu preparar a futura abertura de quadro europeu para a participação em projetos Erasmus, tendo como principais destinatários as administrações escolares. Os grupos de trabalho conheceram-se pela primeira vez de forma presencial, sendo a INSIGNARE parceira de: Angola, Nigéria, Cabo Verde e Camarões.

Nestas jornadas foram delineadas as próximas mobilidades previstas, nomeadamente entre Europa – África e África – Europa, seja de gestores escolares, professores e mais tarde de alunos, bem como os períodos de transição. A capacitação e relacionamento entre escolas e empresas também este em debate, sobretudo os desafios que se colocam neste projeto, tendo o grupo tido oportunidade de visitar um centro escolar profissional e também uma empresa de fabricação local. A sessão plenária final contou com a presença do embaixador espanhol no Quénia, o embaixador da União Europeia e chefe do desenvolvimento e cooperação, e do Conselheiro para a Juventude da União Africana.

A equipa SAAM-Portugal-INSIGNARE, num gesto de fraternidade e união para com os parceiros africanos, ofereceu um equipamento de futebol para a equipa da escola “Don Bosco Boys Town Technical Institute”, salientando a cooperação e procura de pontes entre as várias comunidades, tendo o desporto um símbolo acrescido na juventude como linguagem comum.