Pesquisar:

INSIGNARE PRESENTE NO CONSÓRCIO EUROPEU "TOURing" LANÇADO EM ATENAS

O consórcio TOURing - Pact for TOURism Skills - Towards a greener and a more digital Tourism Era foi criado sob a égide de uma nova tipologia do programa Erasmus+, os Projetos Orientados para o Futuro: são projetos em grande escala que visam identificar, desenvolver, testar e/ou avaliar abordagens (políticas) inovadoras com potencial para serem integradas, melhorando assim os sistemas de ensino e formação, e, ao invés de serem avaliados pelas Agências Nacionais Erasmus+ do país que coordena, são-no diretamente pela EACEA - Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura, da Comissão Europeia.

A sua reunião de arranque decorreu em Atenas, Grécia, a 19 e 20 de janeiro, com a presença de dois representantes da INSIGNARE, onde os procedimentos administrativos e financeiros, as tarefas e responsabilidades, foram debatidas e planeadas. Esta parceria visa estabelecer e partilhar um modelo comum de competências no setor de turismo na UE, a fim de abordar as incompatibilidades de competências e “investir” em desenvolvimentos futuros.

Será estabelecido um mecanismo eficaz onde os suas organizações componentes, na sua maioria entidades de Educação e Formação Profissional (EFP), e empresas do setor Turístico se vão envolver na aprendizagem mútua, aconselhamento entre pares e capacitação, com o objetivo de aumentar a qualidade e a atratividade da oferta de EFP a nível europeu, nacional, regional e local. Pretende ser a a ponte entre as necessidades de mercado, em termos de aptidões e competências no setor do Turismo, e a capacidade das entidades de EFP de fornecer currículos mais adaptados e oportunidades de formação que criem equilíbrio no setor do turismo em expansão.

As características do projeto justificam, por isso, o número e diversidade dos integrantes - treze, de seis países: Grécia (uma entidade de EPF, que coordena; uma associação empresarial; uma entidade pública de desenvolvimento regional); Alemanha (uma consultora e uma associação europeia de entidades de EFP); Bélgica (duas associações europeias de entidades de EFP); Chipre (uma associação empresarial e uma empresa de comunicação e relações públicas); Itália (três entidades de EFP) e Portugal (a INSIGNARE).

Podem seguir as atividades deste consórcio pelas redes sociais, em https://www.facebook.com/profile.php?id=100089570320166 ou em https://www.linkedin.com/company/touring-project/

Imagens