Pesquisar:

Escola de Hotelaria de Fátima entrega os Distintivos de curso aos seus alunos

No próximo dia 30 de outubro realiza-se, na Escola de Hotelaria de Fátima, a Cerimónia de Entrega de Distintivos aos alunos dos vários cursos. Este momento é um marco importante na vida escolar dos alunos porque é envolto num simbolismo hierárquico de passagem do testemunho dos alunos mais velhos para os alunos mais novos. 

Ao longo da cerimónia serão entregues os vários identificativos, a saber: os lenços e os barretes que compõem a farda dos alunos de cozinha/pastelaria e pastelaria/padaria e que variam em cor (lenços) e tamanho (barrete) consoante o ano em que o aluno se encontra; as gravatas e os pins’s da EHF que, através da sua cor, diferenciam o grau académico dos alunos de restaurante-bar e turismo. Estes identificativos, para além de serem ferramentas de trabalho, são uma forma de valorização pessoal e  profissional não só na escola mas também junto do meio empresarial.
Toda a comunidade escolar desempenha um papel importante nesta cerimónia onde as hierarquias são valorizadas, na medida em que são os alunos que frequentam o 2º e 3º ano que entregam os identificativos aos alunos que frequentam ano imediatamente anterior. Este vincar das hierarquias representa uma responsabilidade no sentido da transmissão dos conhecimentos dos mais velhos para os mais novos e ainda de transmissão de regras e procedimentos inerentes à profissão e à sua vivência enquanto alunos de uma escola de hotelaria. A importância da correta utilização da farda com postura e rigor deve ser entendida como o primeiro passo para o início da formação na área de hotelaria e turismo.
A cerimónia conta com a presença de ex-alunos que, com o seu testemunho, vêm partilhar o seu percurso e vivências enquanto profissionais do setor, referindo a importância dos conhecimentos adquiridos, quer sejam de âmbito teórico (em ambiente de sala de aula), quer de âmbito prático (aulas práticas e Formação em Contexto de Trabalho). Este contributo pretende ajudar os alunos da EHF a abrir horizontes e a perceberem que o seu futuro depende unicamente da sua motivação, humildade e capacidade de adaptação para a profissão.

Imagens