Pesquisar:

Nelson Bernardes partilha vasta experiência como bartender com os alunos da EHF

A Escola de Hotelaria de Fátima recebeu, hoje, 10 de outubro, o internacional e premiado Bartender Nelson Bernardes, atualmente diretor da revista para profissionais da indústria das bebidas, DrinksDiary.

A vinda de profissionais de renome tem sido um mote na atividade diária da Escola de Hotelaria de Fátima. Sem dúvida que estes testemunhos servem de inspiração aos jovens alunos que, ainda no início da sua vida, almejam alcançar patamares semelhantes de reconhecimento fruto do seu trabalho, do seu envolvimento, da sua entrega, da sua paixão enquanto profissionais.

Nelson Bernardes, para quem não conhece, iniciou a sua vida profissional há cerca de 15 anos, na copa de uma discoteca, um local que lhe permitia arrecadar alguns “trocos”. Mas, mais importante do que o dinheiro que ganhava, foi a paixão que, nesse local, lhe nasceu pelas bebidas, uma vez que da copa foi evoluindo para barman. Dessa discoteca ao hotel Waldorf Astoria  em Shangai, China, onde foi responsável pela gestão do bar principal, o Long Bar, e por outros cinco bares e restaurantes desta propriedade de luxo, está um percurso repleto de novas experiências, de empenho, de concursos ganhos, de representações de marcas, de viagens pelo mundo, de formações mas, acima de tudo, de muito trabalho, de muito empenho, de muita persistência, numa procura constante pelo conhecimento de bebidas, numa busca incessante pela perfeição na sua área de trabalho: a indústria das bebidas.

Atualmente é diretor da revista DrinksDiary, colocando em prática uma ideia que lhe nasceu aquando da sua estadia de 7 anos em Londres, onde foi responsável pelo bar do hotel Waldorf Hilton, um hotel de cinco estrelas no centro da cidade.

Com os alunos, durante a sessão, deu a conhecer a sua carreira, as suas motivações, as suas experiências, a sua grande paixão pelo mundo das bebidas. Explicou o que aprendeu em cada local por onde passou, em cada concurso em que participou, com cada prémio que ganhou (ou que perdeu) e em cada prémio que  ajudou a ganhar. Explicou o que o fez dar cada um dos passos que o transformaram no profissional que é hoje.

Foi, sem qualquer dúvida, uma sessão enriquecedora que terminou com perguntas por parte dos alunos que não desperdiçaram a oportunidade de estar perante um das grandes figuras internacionais da indústria das bebidas para satisfazer pequenas curiosidades ou esclarecer dúvidas que foram surgindo ao longo da sessão. 

Hoje, os alunos das turmas de Restaurante-Bar da Escola de Hotelaria de Fátima estão mais conscientes do que os espera, no futuro, se quiserem percorrer um caminho de relevo nesta área profissional. Sabem que o principal é colocarem paixão em cada coisa que fazem. Das pequenas coisas às de maior responsabilidade, o grande segredo está em fazê-las sempre com paixão.

Para quem quiser saber mais em pormenor o percurso do Nelson Bernardes, pode consultar a sua página pessoal em www.nelsonbernardes.com 

Em nome da Escola de Hotelaria de Fátima, aqui deixamos um grande obrigado por esta manhã de partilha com os nossos alunos. Será sempre bem-vindo a esta Escola.