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Alunos da EPO defendem as suas PAP perante profissionais do setor

Terminam hoje, na Escola Profissional de Ourém, as apresentações e defesa das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos finalistas, perante jurados constituídos por profissionais de cada setor.

A PAP é muito importante para a vida escolar e profissional do aluno, pois permite-lhe aplicar num caso prático concreto, uma grande parte dos conhecimentos e competências académicas e profissionais, obtidos ao longo dos módulos das disciplinas técnicas do curso. Com a realização da PAP, o aluno deverá aperfeiçoar o que aprendeu ao longo do curso. O aluno com esta prova terá de realizar tarefas idênticas às que irá desempenhar quando ingressar no mundo do trabalho, respeitando os prazos de entrega.

A PAP é estruturada pelo Orientador de Curso, de modo a que as tarefas a serem desempenhadas pelo aluno, dêem resposta às principais necessidades de empregabilidade das empresas do concelho de Ourém e concelhos limítrofes. A PAP potencia uma relação de proximidade entre as empresas e a Escola, uma vez que estas são convidadas a participar no processo de avaliação da referida prova. O aluno na apresentação/defesa da PAP, beneficia desta relação, uma vez que a avaliação é realizada por profissionais qualificados e ele fica a conhecer os principais erros que cometeu na realização do seu trabalho. Outra vantagem da realização da PAP é a divulgação do trabalho realizado pela Escola e pelo aluno perante as entidades patronais das diversas áreas.

 

Mas em que consiste a PAP em cada curso na Escola Profissional de Ourém?

Metalomecânica - variante Programação e Maquinação - consiste na realização de um projeto de fabricação de componentes técnicos metálicos e não metálicos, através de máquinas-ferramentas convencionais e de controlo numérico computorizado (CNC), respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, onde o aluno demonstra os principais saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da sua formação, sendo de extrema importância para a vida ativa.

Gestão - consiste num projeto interdisciplinar e incide sobre a criação de uma empresa e a simulação da sua atividade durante um mês. Aspetos como o processo de criação legal da empresa e sua classificação, a organização interna, a dinâmica operativa/produtiva, registos contabilísticos e análise económica e financeira do projeto são as partes que constituem este trabalho que se quer abrangente dos principais conteúdos abordados, essencialmente na área técnica do curso.

Design - consiste num projeto de conceção de produto, espaço ou equipamento. Visa promover a multidisciplinaridade dos saberes lecionados ao longo do curso, associando-os em torno de um objetivo comum que é um tema de refexão proposto pelo aluno. Pretende também dar autonomia ao aluno no processo de abordagem ao tema proposto. No desenvolvimento da sua prova, o aluno demonstrará competências ao nível da planificação, investigação, execução, apresentação e comunicação das conclusões obtidas.

Eletrónica, Automação e Comando - consiste num projeto interdisciplinar que resulta na produção de um trabalho prático. Aspetos como investigação, desenvolvimento e experimentação de soluções técnicas, que levam à conceção do produto final são essenciais e trabalhados ao longo do curso.

Gestão de Equipamentos Informáticos - assume a forma de um projeto de investigação ou uma solução informática integrada, com a capacidade de dar uma resposta capaz, eficaz e atualizada a um conjunto de necessidades consideradas pertinentes para uma determinada empresa, setor ou departamento. A título de exemplo, este ano letivo temos soluções de redes informáticas de média escala (orçamentação e identificação de todo o hardware e software), desenvolvimento de protótipos de equipamentos informáticos/eletrónicos e criação de websites para suporte dos projetos e divulgação. Por último a apresentação e defesa dos projetos tem um cariz muito prático de acordo com os equipamentos disponíveis pela escola e alunos.