Pesquisar:

INSIGNARE ACOLHE FORMADOR DA ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE CABO VERDE

A INSIGNARE está a levar a cabo mais uma etapa do projeto SAAM - Supporting Alliance for African Mobility, que constitui um projeto-piloto da Comissão Europeia de abertura do programa Erasmus - Ensino Profissional, ao continente africano. Iniciamos no dia 6 de Fevereiro o acolhimento ao formador de Cozinha, Dário Correia, da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde que se junta a nós para um período de formação técnica.

Além de treino e formação nas nossas escolas na área da Cozinha e Pastelaria, também é proporcionado um intercâmbio de culturas e um conhecimento mais aprofundado da nossa região. Dos vários momentos já havidos pelos vários cursos e departamentos na Escola, destacamos a participação no Módulo técnico de Pastelaria Experimental e Formação em Carnes, Aves e Caça – Arranjo e Preparação.
Nos dias em que o restaurante de aplicação “Claustro Monfortino” está aberto ao público, este formador tem também estado presente na preparação da sala com os alunos de Restaurante Bar, que têm iniciado a receção dos clientes com um momento de cocktail. De sushi ao camarão da zambézia, de street food a filete de peixe-espada com banana e molho maracujá à Madeirense, as iguarias têm sido muitas e sempre com o sucesso de casa cheia!

O último dia do concurso Jovem Talento da Gastronomia, foi dedicado ao debate de temas do setor, com o Fórum “Que Gastronomia para o futuro de Portugal?”, e foi gratificante a participação que os nossos alunos finalistas fizeram a par do formador cabo-verdiano, pois aprofundaram os seus conhecimentos em áreas tão vastas, da cozinha vegetariana à cabidela, da hospitalidade e cocktail ao debate promovido sobre a saúde mental e os efeitos da pandemia. O percurso pelo concelho de Ourém tem ainda dias dedicados a visitas institucionais e ao conhecimento dos pontos mais emblemáticos, como o Castelo de Ourém e Museu Casa do Administrador, bem como a surpresa preparada pelos nossos alunos finalistas de Turismo que proporcionaram uma visita guiada por eles ao Santuário de Fátima onde mostraram a parte cultural e um pouco da história deste marco turístico e religioso da cidade.

A Vereadora da Educação Micaela Durão recebeu a comitiva do dia 11 de fevereiro, no Salão Nobre do Edifício-sede do Município de Ourém, a quem agradecemos a visão que partilhou sobre o Ensino Profissional. Seguiu-se uma visita com acolhimento caloroso na ACISO, com a presidente Purificação Reis a dar conta da dinâmica e das iniciativas empresariais do concelho. No dia 17 foi a vez do Presidente da Junta de Freguesia de Fátima prestar também a sua visita à Escola para cumprimentar este representante da EHTCV, tendo assistido a um momento de partilha gastronómica de um preparado típico de Cabo Verde: Xerém. O período de formação contemplou ainda uma visita aos principais marcos turísticos da região, como o Convento de Cristo, a Sinagoga de Tomar, as Grutas da Moeda e o Mosteiro da Batalha. Esperemos que o Dário leve um pouco de Ourém consigo até Cabo Verde, pois neste encontro de culturas o enriquecimento é mútuo!