Pesquisar:

INSIGNARE presente no encerramento do projeto Aliança de Apoio à Mobilidade Africana - SAAM Cabo Verde

Decorreu entre os dias 12 e 15 de fevereiro, na Cidade da Praia em Cabo Verde o encerramento do projeto SAAM, desenvolvido em 16 países do continente Africano e oito países da Europa com envolvimento de 50 escolas de formação profissional, das quais a Escola Profissional de Hotelaria de Fátima e a Escola Profissional de Ourém faziam parte.

Após quatro anos de muita partilha de experiência e boas práticas entre os diversos parceiros envolvidos, o SAAM anuncia nesta fase a conclusão bem-sucedida da sua missão de impulsionar as modalidades de formação profissional entre África e Europa, juntamente com iniciativas de capacitação e ferramentas para o futuro na formação profissional.

A Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) esteve representada por Renato Guiomar, membro da direção Técnico Pedagógica da EHF no encerramento deste projeto internacional. Pertencendo ao painel de oradores, teve oportunidade de partilhar a mobilidade realizada em novembro em Fátima com os alunos provenientes da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, assim como os diversos passos decorridos para a operacionalização, que se revelou de enorme sucesso para os alunos de Cabo Verde e para as entidades envolvidas.
Foi também neste painel que Renato Guiomar partilhou algumas das conclusões do envolvimento da INSIGNARE e dos diversos stakeholders externos neste projeto internacional, aprendizagens adquiridas e os respetivos impactos.

Os objetivos foram de testar a ação de mobilidade educacional entre África e Europa, aprender e aprimorar conhecimentos, trocar metodologias e melhores práticas para enriquecer os sistemas de formação profissional em ambos os continentes e aproximar os dois sistemas para futuros projetos de mobilidade. O trabalho no SAAM representou um marco significativo na promoção de parcerias globais e no avanço das oportunidades educacionais, num mundo cada vez mais global.