Pesquisar:

Arte no Claustro recebe o pintor António Oliveira

Arte no Claustro recebe o pintor António Oliveira

O Restaurante Claustro Monfortino irá receber, durante o mês de janeiro, no âmbito da sua atividade “Arte no Claustro”, uma exposição de pintura de António Oliveira, natural da Casa Velha de Fátima, denominada de EXPOTUR.

O dom para as artes, António Oliveira herdou-o de família e cedo começou a explorá-lo de forma autodidata. Gostava de olhar e de tentar fazer por ele próprio e foi assim que foi construindo, como hobby, esta sua vocação e pintando o extenso espólio de quadros que possui. Utiliza várias técnicas como óleo, carvão, vitral, cera, falso óleo, estanho, guache, lápis e acrílicos. Usa como complementos para os quadros flores secas, estampagem, pano cru, areia, serradura, óleo queimado, entre outros. Nesta exposição tentou trazer um pouco de cada uma das técnicas que utiliza.

Define-se como um apaixonado pelas coisas e gosta de estar sempre ativo. Reformado desde 2004, é um curioso e tem interesses variados entre eles também o colecionismo ou a música.

À pintura dedica-se quando está sereno, quando a cabeça está livre de qualquer preocupação ou ansiedade. Nestas alturas, as ideias, as imagens a pintar surgem cristalinas. É só colocar na tela. Tão simples assim. Não pinta para os outros ou com o objetivo de vender os seus quadros. Pinta apenas porque sim. Porque gosta de explorar e de desenvolver este dom com o qual nasceu. E não poderia ser de outra forma.

Do seu percurso artístico fazem parte as seguintes exposições:

- Duas exposições no Museu da Consolata

- Duas exposições no Centro Cultural Paulo VI

- Uma exposição no Salão Paroquial

- Três Exposições no Posto de Turismo de Fátima (antigo)

- Duas exposições no Centro de Estudos de Fátima

- Exposição permanente de pintura, artesanato, fotografia, colecionismo e velharias na escola antiga.

Imagens