Pesquisar:

A INSIGNARE VAI CRESCER E CRIAR UM PÓLO DA ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA

A Direção da INSIGNARE – Associação de Ensino e Formação, pretende arrendar as instalações do Colégio de São Mamede, de forma a alargar a sua área de atuação, para aí instalar um novo pólo da Escola Profissional de Hotelaria de Fátima (EHF).

O impacto regional da Escola de Hotelaria de Fátima é enorme. Tem sido assim ao longo dos anos e tem vindo a reforçar a sua marca do ponto de vista regional, muito fruto também da captação de alunos de vários concelhos limítrofes, pela qualidade dos cursos que ministra.

As instalações que de momento a EHF ocupa, enquanto não garante financiamento para a construção do projecto que tem (com terreno adquirido), estão no limite dos alunos que consegue receber, tornando-se a sua gestão diária quase impraticável ao nível das áreas técnicas e de especialidade (como sejam as cozinhas, o laboratório de pastelaria, bar, etc..)

Surgiu assim, no contexto regional, a oportunidade de instalar um novo pólo da Escola de Hotelaria de Fátima, dando pleno corpo e materialização a estes considerandos, arrendando provisoriamente o Colégio de São Mamede, na totalidade das suas instalações, que pelas determinações relativas aos contratos de associação ficará sem operação no próximo ano letivo.

Importa salientar que Escola e Colégio distam entre si, cerca de 4,9 km´s, sendo determinante também a larga proveniência de alunos da região de Batalha, Porto de Mós, Leiria, Alcobaça.

Foi neste pressuposto, e também no superior interesse de racionalidade financeira da instituição, que se afigurou a opção de investimento agora em curso.

A INSIGNARE vai crescer a partir de Fátima. Não vai sair do Edifício dos Monfortinos, vai crescer a partir daí.

A Direção estudou vários cenários, vários edifícios e várias possibilidades: esta foi a que conjugou melhor os critérios: investimento, adaptações e alterações de edifício e proximidade.

Os recursos têm que ser pensados de forma criteriosa e não podemos hipotecar o futuro financeiro da Instituição, esta opção é a que melhor responde temporariamente às necessidades, sobretudo quando teremos em “carteira” a construção num próximo quadro comunitário 20-30.

Com esta opção, cria-se ainda a possibilidade futura de novas áreas de expansão do Ensino Profissional no distrito de Leiria, ficando assim consolidada a posição da INSIGNARE também do ponto de vista regional (no distrito de Santarém e Leiria).

Imagens