Pesquisar:

EPO DEBATE DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO COM VÁRIOS PAÍSES EUROPEUS

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro a Escola Profissional de Ourém recebeu um grupo constituído por pessoas de 3 países diferentes: Montenegro, Lituânia e Hungria, aos quais se juntaram alguns alunos e professores da EPO.

Este encontro foi o término de um projeto realizado no âmbito do programa Europa dos Cidadãos, iniciado em 2016 e denominado “The Citizens Road on the Path of History”.

O projecto tinha como objetivo relembrar aos jovens que a liberdade não é um bem adquirido. Nos países envolvidos neste projeto houve até há não muitos anos atrás (tal como ainda há em outros países espalhados pelo Mundo), regimes políticos que restringem as liberdades individuais de cada um, nomeadamente ao nível da expressão das opiniões, castigando quem ousa ter opiniões contrárias.

Assim, o primeiro dia em Ourém foi dedicado à preparação e apresentação, perante os alunos da Escola Profissional de Ourém, de uma peça de teatro onde o tema da liberdade de expressão foi abordado. Nesta peça o foco esteve nos limites da liberdade de expressão de cada um. Somos livres de dizermos e fazermos o que quisermos, mas deverá esse direito interferir na liberdade dos outros? Não sendo, actualmente, o Estado inibidor de comportamentos (desde que não infrinjam a lei), até onde podemos comportarmo-nos como muito bem nos apetece?

Esta sessão contou ainda com a presença de um convidado muito especial, Sérgio Ribeiro, que veio dar um testemunho, na primeira pessoa, de como foi viver em ditadura e, por ter uma opinião contrária ao regime, ser preso e alvo de tortura.

O segundo dia, a comitiva foi conhecer o forte de Peniche, um dos locais usados no tempo da ditadura como prisão (e local de tortura) para os presos políticos. Aqui se contaram histórias sinistras, se viram fotografias, se presenciaram as formas como os presos eram mantidos, se falaram sobre as restrições no contacto com o exterior. O dia prosseguiu rumo a Óbidos e, no final do dia, um jantar de despedida (de Portugal e do projecto) esperava o grupo.

EPO debate democracia e liberdade de expressão com vários países europeus.

Imagens