Pesquisar:

Curso de Produção em Metalomecânica: 100% de empregabilidade

Numa altura em que o assunto do desemprego, especialmente o jovem, está na ordem do dia (e é uma das principais preocupações do país) a Escola Profissional de Ourém tem, na sua oferta formativa, um curso com níveis de empregabilidade a 100%: o Curso de Produção em Metalomecânica - variante de Programação e Maquinação. É importante referir que a indústria tem absorvido todos os alunos que terminam este curso na EPO, potenciando a sua importância na oferta formativa da Escola.

Ao longo do curso, os alunos aprendem a dirigir e a desenvolver atividades relacionadas com a produção em metalomecânica de precisão (nomeadamente a programação e operação de máquinas-ferramentas CNC, tanto convencionais como CNC) ou com a produção em metalomecânica pesada (estruturas metálicas e construção soldada). No final, os alunos podem trabalhar em empresas de fabricação de moldes, fabricação e montagem de estruturas metálicas e serralharias.

Segundo Jorge Ferreira, administrador da empresa Intermolde, da Marinha Grande, “Os Cursos Profissionais são tremendamente importantes para a indústria pois apostam na formação dos jovens para áreas vocacionais específicas. Neste momento o setor dos moldes, onde a Intermolde está inserida, atravessa um período de crescimento com a ampliação e criação de várias empresas e os recursos humanos com formação na área da programação e maquinação CNC são escassos, por isso é com muito apreço que verificamos a forte aposta da Escola Profissional de Ourém nesta vertente.”

Falámos também com os nossos alunos Vasco Santos e Raul Santos, do 2º ano do Curso de Produção em Metalomecânica, que nos explicaram porque escolheram este curso e como está a ser a sua experiência de estágio na empresa Ribermold, Marinha Grande.“Nós escolhemos este curso pois nunca idealizamos o nosso futuro sentados numa cadeira em frente ao computador e um monte de papéis dentro de quatro paredes. Nós queríamos algo prático, que implicasse construir,criar coisas novas e por isso o Curso de Metalomecânica foi a nossa primeira escolha. E escolhemos a EPO porque já nos tinham falado bastante dela e as opiniões foram sempre positivas. Por isso fomos em frente e estamos a gostar bastante. No mês de junho iniciámos o nosso estágio na Ribermold, na Marinha Grande, e está a ser uma experiência única porque, pela primeira vez, estamos mais longe de casa e temos de ser autónomos. Quando vais para um sítio mais longe estagiar, que não seja ao lado de nossa casa (o que está a ser o nosso caso) alugas uma casa com mais alguém que fique a estagiar perto de ti e começas a ter responsabilidades: chegas a casa e tens que ser tu a fazer o almoço/jantar, há horários para cumprir,etc. Acredita que no final dos 2 meses de estágio chegas ao fim com uma maturidade totalmente diferente do início, e é muito importante para o aumento da nossa responsabilidade e até da auto-estima.”

Tem sido preocupação da Direção da Escola abrir, anualmente, cursos que garantam a absorção, pelo mercado de trabalho, dos nossos alunos, no final da sua formação e, a exemplo disso, a EPO abrirá este ano, pela primeira vez, o novo curso de Frio e Climatização. Neste curso, os alunos aprendem a projetar, instalar, reparar e a realizar a manutenção de sistemas domésticos ou industriais de refrigeração frio e climatização. No final da sua formação, os alunos podem trabalhar em empresas industriais de fabrico, assistência técnica e montagem de equipamentos de ventilação, frio e climatização.

De referir que as inscrições podem ser feitas através do site www.insignare.pt ou diretamente na Secretaria da Escola, até ao próximo dia 30 de junho.

Imagens