Pesquisar:

Escola de Hotelaria de Fátima acolhe Jornadas Pedagógicas ANESPO 2025

A Escola de Hotelaria de Fátima organizou em conjunto com a ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, nos passados dias 10 e 11 de julho, as Jornadas Pedagógicas 2025, um evento de referência a nível nacional no âmbito do Ensino Profissional. Sob o tema “O triângulo virtuoso do ensino profissional: Qualificação / Inovação / Inclusão”, o encontro reuniu 300 representantes de escolas profissionais de todo o país, no ano em que se assinalam 36 anos desde a criação das primeiras Escolas Profissionais em Portugal.

A sessão de abertura contou com um momento musical seguido das intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do Presidente do Município de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, do Presidente da ANESPO, Amadeu Dinis, e do Diretor da INSIGNARE, Pedro Major.

A sessão inaugural ficou a cargo de Marco Bento, prestigiado Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra, e foi dedicado ao tema da Inteligência Artificial, com uma sessão denominada “IA a 200 km/h: Alguém tem um manual para travões? E um chá de camomila?”.

Ao longo das jornadas, os participantes tiveram a oportunidade de integrar diversas sessões paralelas e debates sobre temas essenciais para o futuro da Educação em Portugal. Entre estas temáticas destacamos: a inteligência artificial, o uso dos telemóveis, a multiculturalidade, o bem-estar de todos os membros da comunidade educativa, entre outros. Estes painéis representaram importantes momentos de partilha e de reflexão de temáticas que são comuns, na procura de estratégias e metodologias inovadoras, com vista ao desenvolvimento de um Ensino Profissional de Excelência.

Um dos momentos mais simbólicos foi dinamizado pelo Diretor da Escola, Pedro Major, na passagem do testemunho, à escola responsável pela organização das próximas jornadas. A escultura realizada por um artista de Fátima, denominada “Mãos que constroem o Mundo”, foi entregue àEscola Profissional de Carvalhais, em São Pedro do Sul.

As Jornadas Pedagógicas terminaram com a sessão de encerramento que contou com a presença da DGEstE, representada pelo Diretor-Geral João Gonçalves, e do Conselho Diretivo do Pessoas 2030, na pessoa de Joaquim Bernardo.

Foram dois dias intensos de partilha, reflexão e colaboração, que mobilizaram dirigentes, professores e técnicos de escolas profissionais de todo o país, reforçando o compromisso com a qualificação, inovação e inclusão no Ensino Profissional em Portugal.

Imagens