Pesquisar:

ACISO e INSIGNARE apresentam Resultados dos Inquéritos de Avaliação sobre o Impacto e Necessidades de Formação

ACISO –Associação Empresarial Ourém–Fátima e o LIFE – Local de Inserção, Formação e Ensino, novo departamento daInsignare – Associação de Ensino e Formação, lançaramconjuntamente, no passado mês de julho, Questionários de Avaliação do Impacto da Formação e de Diagnóstico das Necessidades de Formação.

Assentenuma plataforma online, com vista a recolher informação que sirva de suporte na preparação de candidaturas ao novo Quadro Comunitário,os dois inquéritosvisaramrespetivamenteas empresas associadas da ACISO e os adultos que frequentaram formação nestas duas entidades, nos últimos dois anos. Num universo de 2500 inquiridosobteve-se uma taxa de resposta estatisticamente bastante relevante.Os setores mais representativos são o comércio e a hotelaria / restauração, com especial incidência nas microempresas.

As áreas de formação mais requeridaspelas organizações foram Higiene e Segurança no Trabalho (HST) e Primeiros Socorros. Quanto às principais necessidades de formação sentidas destacam-se novamente as duas primeiras, acrescendo o Comércio e Vendas.

Quanto aos indivíduos, as respostas vieram maioritariamente de mulheres, com idade entre os 25 e os 44 anos; perto de metade possuem o ensino secundário. As temáticas mais frequentadas foram as Línguas Estrangeiras, os Primeiros Socorros e a Informática; já as explicitadas como de maior carência são Informática, HST e Contabilidade / Fiscalidade.

A principal conclusão, além das áreas formativas a ministrar no âmbito do próximo Quadro Comunitário, como já explicitamos, foi a percentagem importante das empresas e dos indivíduos que classificaram de “Bom” o impacto formativo em termos de melhoria de competências sociais, profissionais e no desempenho geral na empresa, o que denota a proximidade das ofertas formativas, disponibilizadas à realidade socioempresarial, pelas duas entidades formadoras mais representativas na região.

ACISO - Gabinete de Formação Empresarial

INSIGNARE – LIFE–Local de Inserção, Formação e Ensino 

Imagens