Pesquisar:

Alunos da EHF visitaram a FITUR - Feira Internacional de Turismo de Madrid

Nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro, as turmas de Turismo da Escola de Hotelaria de Fátima, rumaram a Madrid para realização da visita de estudo à Feira Internacional de Turismo – FITUR – prevista em Plano de Atividades deste ano letivo.

Para os alunos dos cursos de Turismo a visita a esta feira internacional torna-se uma experiência fundamental para perceberem a envolvência mundial da indústria do turismo. Todos os continentes estão representados, tal como todo o tipo de destinos turísticos. A par dos pavilhões de cada país há um conjunto de outros intervenientes desta indústria que movimenta, anualmente, milhões de euros e milhares de pessoas como agências de viagens, operadores turísticos, hotéis, estâncias turísticas... Cada país divulga o que tem de melhor e, em algumas horas de visita à feira, têm-se contacto com um vasto conjunto de culturas, são-nos proporcionadas várias experiências sensoriais, e é-nos dado a conhecer o que de melhor tem cada país ao nível da cultura, monumentos, gastronomia, atividades e experiências proporcionadas, praias, montanhas e tantos outros locais de visita obrigatória. Em pouco tempo, e com alguma imaginação, consegue-se dar a volta ao mundo!!

A visita teve a duração de três dias e aproveitou-se o facto de se estar em Espanha para conhecer alguns locais de interesse turístico. Assim, o roteiro do 1.º dia teve paragens em Salamanca e Ávila, duas cidades com importância histórica e cultural de grande relevância, sendo ambas consideradas, pela UNESCO, património histórico da humanidade, devido à riqueza dos variados monumentos que albergam e à importância de ambas as cidades na história de Espanha.

No 2.º dia, para além da visita à FITUR, que ocupou toda a manhã, foi ainda possível visitar o centro de Madrid, uma cidade que não tendo um papel relevante na história de Espanha, é a sua Capital e um dos lugares do mundo que reúne a maior concentração de beleza pictórica. Em pouco mais de um quilómetro de extensão é possível visitar o Museu do Prado (um dos mais importantes do mundo), o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia, bem como outras instituições e edifícios de visita obrigatória. Interessante para os alunos, foi ainda a passagem no Estádio de Santiago de Barnabéu para uma fotografia exterior.

Já no 3.º e último dia de viagem, foi possível a visita a Toledo e a Cáceres antes do regresso a Portugal.

De referir que, para além da importância do contacto com a indústria do turismo possibilitado pela visita à FITUR, o facto de se entrar num outro país, com uma cultura e hábitos diferentes dos de Portugal, permitiu aos alunos um pequeno “choque cultural” pois perceberam que hábitos tomados aqui como normais, não o eram no país de “Nuestros Hermanos”. Da mesma forma foi, em certas alturas, necessário um esforço de comunicação em espanhol quer para pequenas conversas sociais com pessoas abordadas nas ruas, quer em contexto de comércio e restauração, situações que, com toda a certeza, enriqueceram estes ainda pequenos e inexperientes profissionais do turismo.

Apesar de cansativos, o balanço dos três dias de viagem foi extremamente positivo. Pela viagem em si, pelas experiências que proporcionou, pelo contacto com o mundo do turismo, pela confraternização proporcionada entre os alunos das três turmas e entre os professores que os acompanharam, pelo contacto com uma cultura diferente e por mais alguma coisa aqui não referida, quiçá por esquecimento, mas que no conjunto fizeram destes dias passados em Espanha uma das muitas experiências marcantes, inolvidáveis e únicas que a Escola de Hotelaria de Fátima faz questão de proporcionar aos seus alunos.