Pesquisar:

Escolas da INSIGNARE acolhem simultaneamente 70 alunos e docentes de vários países...

De 19 a 25 de fevereiro a Escola Profissional de Ourém e a Escola de Hotelaria de Fátima, no âmbito de projetos internacionais, apoiados pelo Programa Erasmus +, receberam simultaneamente 70 alunos e professores, oriundos de vários países da Europa, e enviaram para a Polónia, 4 alunos e uma professora. Fique a conhecer os objetivos de cada um dos projetos.

Put Yourself in a Refugee’s Shoes 

De domingo, 19, a sábado, 25 a Escola Profissional de Ourém recebeu cerca de 40 docentes e alunos de vários países Europeus, oriundos da Bulgária, Itália, Roménia e Turquia, para uma semana repleta de atividades pedagógicas e lúdicas. Apoiado pelo programa Erasmus +, a parceria Europeia entre Escolas “Put Yourself in a Refugee’s Shoes” visa sensibilizar os jovens para a problemática, tão atual nos dias de hoje, dos refugiados e das migrações.

Durante estes cinco dias, os alunos estiveram envolvidos em atividades pedagógicas diretamente relacionadas com aqueles temas, alicerçadas em pesquisas, apresentações e trabalhos de grupo. Os jovens foram divididos em quatro grupos, sob o nome de quatro personalidades que se destacaram no apoio aos Refugiados: António Guterres, ex Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados e atual Secretário Geral da ONU; Selahattin Ülkümen, o Cônsul Turco em Rodes, Grécia, que auxiliou inúmeros judeus a escaparem da perseguição nazi durante da II Guerra Mundial; Nadia Murad, co-vencedora do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2016, atribuído pelo Parlamento Europeu, do Prémio de Direitos Humanos Vaclav Havel 2016, pelo Conselho da Europa, e Primeira Embaixadora da Boa Vontade para a Dignidade dos Sobreviventes de Tráfico Humano, pelas Nações Unidas, pelo seu ativismo contra a opressão sexual, social e religiosa da minoria Iraquiana Yazidi, perpetrado pelo auto intitulado Estado Islâmico (Daesh ou ISIS); Ted Schweitzer, funcionário do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados que, por sua iniciativa, no início da década de 80 do século XX, salvou mais de 1 250 refugiados Vietnamitas das garras de piratas, na Indochina. 

Em grupos internacionais desenvolveram várias tarefas dedicas a vários temas, destacando-se os Direitos Humanos, a Imigração na Europa, a Imigração no Mediterrâneo e o Acordo EU-Turquia para o Acolhimento de Refugiados, orientados pelos professores Carlos Gonçalves, Rui Ramos e Sara Oliveira. No tempo livre puderam divertir-se com os seus colegas, além de lhes mostrarem o Concelho, Lisboa e Coimbra

A reunião terminou na sexta feira, no jantar de despedida, onde, pela primeira vez no nosso Concelho e na nossa Região, 80 professores e alunos de vários países estiveram a confraternizar.

O próximo evento será na Roménia, em N?s?ud, onde participarão 6 alunos e um docente.

 

Cook Healthy – Eat Healthy – Live Healthy

De 19 a 25 de fevereiro a Escola de Hotelaria de Fátima acolheu quase 30 alunos e professores, vindos da Itália, Polónia, Roménia e Turquia para participarem numa semana de trabalho pedagógico subordinada ao tema da Alimentação Saudável.

Apoiada pelo programa Erasmus +, a parceria Europeia entre Escolas “Cook Healthy – Eat Healthy – Live Healthy” pretende combater a obesidade juvenil e promover estilos de vida saudável.

Após a reunião de planeamento do projeto, de apenas dois dias em dezembro passado, na Sicília, desta vez coube a Fátima receber as suas congéneres para cinco dias dedicados a atividades em grupo – destacam-se os dois dias nas cozinhas de aplicação, onde, em grupos mistos de nações, confecionaram diversos pratos saudáveis, contextualizando-os em tabelas nutricionais e calóricas. Após assistirem a workshops sobre softwares livres de edição de textos e imagem, animados por alunos do curso de Informática da EPO, num exemplo de interdisciplinaridade e trabalho colaborativo entre as Escolas da INSIGNARE, realizaram, novamente em grupos que continham participantes de todos os países, um livro de receitas saudáveis, contendo dois pratos principais e duas receitas de cada nação da parceria, ilustradas com fotos da sua confeção. Tiveram o apoio quotidiano dos docentes Bruno Batista, Elisabete Lopes e Paula Gonçalves. 

Houve ainda tempo para visitas culturais a Fátima, no final da tarde, nomeadamente ao Museu do Azeite, ao Santuário e ao Museu da Vida de Cristo, sempre guiadas, em Inglês, por alunas do curso de Turismo da EHF, numa aproximação à sua vida profissional futura.

Este encontro teve o seu clímax no jantar de despedida, na sexta feira, onde, de forma inédita, 80 professores e alunos estiveram juntos para uma noite social, com músicas e danças dos vários países envolvidos nesta reunião e na da EPO.

Em maio um docente e seis alunos da EHF irão a Satu Mare, no norte da Roménia, para a próxima reunião.

 

3D Students - Democracy, Dialogue, Digital

Quatro alunos e uma docente da EPO estiveram na Polónia na semana de 19 a 25 de fevereiro

Acompanhados pela professora Sónia Pereira, quatro alunos da Escola Profissional de Ourém participaram no primeiro encontro da parceria Europeia entre Escolas “3D Students - Democracy, Dialogue, Digital”, a qual é coordenada pela INSIGNARE.

Na próxima edição daremos mais detalhe sobre este evento, mas podemos desde já revelar que um dos logotipos propostos pela equipa Portuguesa foi o mais votado entre todos os participantes, sendo por isso escolhido como o logo oficial do projeto.