Pesquisar:

FINAL NACIONAL JOVEM TALENTO DA GASTRONOMIA REALIZOU-SE NA ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA

Decorreu durante os dias 6 e 7 de dezembro, em Fátima, a final nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia, que distingue anualmente as jovens promessas em várias categorias. Durante estes dias os jovens finalistas puseram as mãos à obra com as criações que desenvolveram para as categorias de Bacalhau, Artes de Mesa, Cozinha, Rôtisseurs, Porco Europeu, Barman, Arroz, Vegetais e Legumes, Hotelaria e Barista.

O dia 7 foi marcado pelo Fórum dedicado a apresentações e demonstrações especificamente para os alunos, com jogos quizz e outras animações que levaram a audiência a momentos de muito boa disposição. De destacar que neste ano pela primeira vez esteve a concurso a categoria de Barista, que pretende destacar as habilidades e características das boas artes no café, dos profundos conhecedores de todas as fases da vida do café e da criação de bebidas com esta base.

Estiveram presentes representantes de todos os patrocinadores, das escolas de hotelaria com participantes de norte a sul e ilhas de Portugal, bem como muitos docentes e alunos para a entrega de prémios que foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, também ele anfitrião da iniciativa. Os vencedores foram:
- Categoria Inovação com Bacalhau da Noruega – Gonçalo Gaspar, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
- Categoria Artes da Mesa ICEL – Matilde Machado, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa
- Categoria Jovens Profissionais Chaîne des Rôtisseurs – João Rodrigues, Restaurante Mito
- Categoria Cozinha Makro – Filipe Fidalgo, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
- Categoria Inovação com Porco Europeu – Marco Lágeo, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
- Categoria Barman Inter magazine – Pedro Pereira, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
- Categoria Tradição com Arroz Bom Sucesso – Fábio Caixeiro, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
- Categoria Plant Based by Bonduelle – Daniel Castanho, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
- Categoria NX Hotelaria – José Melo, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
- Categoria Barista – Miriam Chainho, EHT Setúbal

Além do destaque meritório, todos os concorrentes levam prémios monetários, viagens, contratos de trabalho e estágios em locais de referência nacional. A Escola de Hotelaria de Fátima e o Município de Ourém foram dois dos parceiros institucionais da 11ª. edição desta prestigiada competição organizada pelas Edições do Gosto, a mais importante para os jovens nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Pastelaria/Padaria.