Pesquisar:

FINAL DO CONCURSO NACIONAL JOVEM TALENTO DA GASTRONOMIA NA EHF FOI UM SUCESSO

A Escola de Hotelaria de Fátima recebeu, nos dias 4 e 5 de dezembro, a final Nacional do Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2018. E se receber este concurso em si já acarreta uma organização com um sem número de tarefas e logística, foram ainda realizadas diversas atividades que engrandeceram mais estes dois dias.

Organizou-se o “Jantar à Luz das Estrelas”, apoiou-se a organização no Fórum: “Que Futuro para a Gastronomia de Portugal” e ainda nos orgulhamos do lançamento do prémio Francisco Vieira, em honra do eterno líder da INSIGNARE, de um Homem único, um visionário, um empreendedor, com um prestígio único no sector e que merece ser perpetuado.

Durante estes dois dias a Escola de Hotelaria de Fátima recebeu profissionais de renome nacionais e internacionais que, com a sua presença, tornaram o vento ainda mais interessante. A sua colaboração com júris, bem como a sua simpatia e partilha com os nossos alunos marcaram este certame com um elevado grau de qualidade.

- Final Nacional do Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2018

Esta foi a 7ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia que percorre o país à procura do futuro de Portugal, a competição mais importante para os jovens nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Pastelaria/Padaria! Esta iniciativa da Inter-Magazine - Edições do Gosto, que teve a EHF como um dos patrocinares institucionais, é composta por 3 etapas regionais e culmina na final nacional que reúne os concorrentes com melhores pontuações e onde o talento é revelado em cada uma das áreas a concurso. Trata-se de um concurso composto por 8 provas distintas: Artes da Mesa; Barman Inter Magazine; Cozinha Makro; Cozinha com Polvo Nacional Brasmar; Cozinha com Legumes Bonduelle; Tradição com Arroz Bom Sucesso; Pastelaria Espiga e Petiscos com Super Bock Selecção 1927.

Ao fim de 2 dias de competições, foram revelados os grandes vencedores das 8 categorias. Entre eles, estão 3 nomes com o cunho da Escola de Hotelaria de Fátima:

- COZINHA MAKRO
Ricardo Ruivo | Restaurante Feitoria – Ex-aluno da Escola de Hotelaria de Fátima
Reinterpretação da Caldeirada de Dourada e Carapau Enjoado

- COZINHA COM POLVO NACIONAL BRASMAR
Tiago Correia | EFTA / Quorum
O Polvo, a Cebola e os Tubérculos

- PASTELARIA ESPIGA
Andreia Carreira | Restaurante Bon Bon – Ex-aluna da Escola de Hotelaria de Fátima
Pêra Rocha, Noz, Queijo de Cabra e Moscatel

- COZINHA COM LEGUMES BONDUELLE
Gonçalo Carvalho | Taberna Ó Balcão
A Fataça dos Tempos Modernos

- COZINHA COM ARROZ BOM SUCESSO
Filipa Santos | Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Ex-aluna da Escola de Hotelaria de Fátima
Gelado de Arroz Doce, Crumble, Gelatina de Limão e Creme de Canela

- PETISCOS COM SUPER BOCK SELECÇÃO 1927
Josué Marques | Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
O Frango Foi com as Urtigas

- BARMAN INTER MAGAZINE
João Costa | Bovino Steakhouse
Cocktail 1 – Margarida | Cocktail 2 – Easy Going

- ARTES DA MESA
Hugo Antunes | Escola Tecnológica e Profissional de Sicó

 

- Jantar à Luz das Estrelas

Na noite de 4 de dezembro, a Escola de Hotelaria de Fátima esteve de portas abertas para receber as 120 pessoas participantes no “Jantar à Luz das Estrelas” que foi confecionado e servido pelos alunos, sob a supervisão dos 5 chefes de cozinha e sala. O acolhimento e receção durante todo o jantar esteve a cargo dos alunos do curso de Turismo.

A Escola Profissional de Ourém também esteve associada ao evento, com o funcionamento de um mecanismo num apontamento de Natal e com a filmagem do evento através de um drone manobrado por um aluno.  

Num ambiente intimista a Diretora da INSIGNARE, Carina João Oliveira, deu as boas-vindas e enquadrou a realização do jantar, bem como foram proferidas umas palavras pelo Presidente do Município do Ourém, Luís Albuquerque, que destacou o papel da INSIGNARE no concelho de Ourém.

A refeição decorreu de forma sequencial, promovendo aos participantes a degustação gastronómica de uma Ceia de Outono, confecionada pelos alunos de Cozinha/Pastelaria e Pastelaria/Padaria e servida pelos alunos de Restaurante/Bar.

No primeiro prato constava o tártaro de vieira em guacamole exótico, tempura de polvo sobre escabeche cremoso e o crocante de camarão em manta de alheira. Seguiu-se o supremo de bacalhau com creme de ervilhas, crocante de chouriço, ovo a baixa temperatura e a sua espuma. O prato principal foi denominado “Lombinho em paladares de Inverno” e os comensais puderam deliciar-se com um lombinho de porco envolto em bacon, sobre massa folhada, puré de batata-doce e legumes - cogumelos, espargos verdes e beterraba. Para fechar nada melhor que uma sobremesa que recordava os “Sabores de Infância”, com uma base de bolacha speculoos com chocolate branco e óleo de avelã, natas com nuttela, speculoos e gelatina e glaçage de chocolate. Na mesa constavam ainda os coloridos pão de espinafres e sementes de papoila, pão de alfarroba e pão de beterraba e sementes de sésamo.

O jantar foi finalizado com um agradecimento geral a todos os alunos e chefes envolvidos, que foram convidados a vir à sala, num aplauso coletivo de todos os presentes.

 

- Prémio "Francisco Vieira" apresentado no Fórum “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal”

O Fórum “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal” decorreu no Hotel Domus Pacis, na tarde do dia 5 de dezembro, e contou com a presença de jovens estudantes provenientes de várias escolas de hotelaria e turismo do país.

No âmbito do Fórum foi lançado o prémio Francisco Vieira, que pretende galardoar o pensamento criativo, a melhor ideia que apresente uma solução para um problema no sector da hotelaria e restauração, envolvendo gastronomia. Poderão concorrer a este prémio os jovens estudantes das escolas onde se ensinam os temas da gastronomia, relacionada com a hotelaria e o turismo em Portugal. Os alunos poderão concorrer individualmente ou em grupo, bem como jovens profissionais em exercício da sua atividade, desde que residentes em Portugal, e que tenham até 30 anos de idade.  

O Fórum contou com momentos de debate entre profissionais das várias artes a concurso no JTG, e também demonstrações gastronómicas (cozinha, pastelaria) por reputados cozinheiros nacionais, e ainda com a entrega dos prémios a todos os vencedores.

O auditório estava cheio, cerca de 250 pessoas tiveram presença na última tarde do concurso nacional JTG.