Pesquisar:

REUNIÃO DA REDE MAIOR EMPREGABILIDADE - ENSINO PROFISSIONAL, REALIZA-SE NA EHF

No próximo dia 22 de Fevereiro, a Escola de Hotelaria de Fátima recebe a reunião mensal da Rede Maior Empregabilidade - Ensino Profissional, uma iniciativa da ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e da Fórum Estudante que conta com o apoio da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais. De referir que a reunião terá a presença do Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, Gonçalo Xufre; do CEO da Fórum Estudante, Rui Marques;  e do Secretário Regional do Centro da ANESPO, Jorge Castro.

 

Durante a sessão será apresentado, pelo responsável da ANQEP, o SANQ (Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações) um Sistema de identificação de necessidades de qualificações e de indicação de áreas e saídas profissionais prioritárias. Pretende-se que o SANQ seja uma ferramenta eficaz na definição da rede de ofertas formativas, bem como na atualização do Catálogo Nacional de Qualificações. O objetivo é suportar o desenvolvimento do processo de planeamento da rede de ofertas e fornecer informação de apoio a outros processos de planeamento e gestão de estratégias de desenvolvimento de competências. Isto ao longo do período do Quadro Estratégico Comum (QEC), de 2014 a 2020, e em linha com a Estratégia Europa 2020.

 

A Rede Maior Empregabilidade - Ensino Profissional pretende ser uma plataforma colaborativa de escolas profissionais, públicas e privadas, agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas com ofertas de ensino profissional, para promoção da empregabilidade dos seus diplomados e para melhor conhecimento das suas dinâmicas de inserção no mercado de trabalho.

 

Numa altura em que os jovens e as suas famílias valorizam cada vez mais as perspectivas de emprego que estão associadas a cada oferta formativa, e considerando que o ensino profissional faz uma forte aposta na promoção da empregabilidade dos seus formandos, a criação desta Rede torna-se relevante pela partilha de conhecimento e pela capacidade de reforço de ação entre as organizações envolvidas.

Imagens