Pesquisar:

Estágios: O que dizem os nossos alunos

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT), denomidada habitualmente por estágio, configura-se como uma importante componente do processo de formação académica e profissional, no qual o aluno se prepara para a sua futura inserção no mercado de trabalho, através da participação em situações reais de trabalho potenciando ainda a aproximação inicial à profissão e às funções que lhe estão inerentes.

A realização da FCT é fundamental para o desenvolvimento de competências pessoais nomeadamente hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade, ou ainda regras de trabalho em equipa e capacidade de relacionamento interpessoal. Esta etapa da sua formação representa um crescimento pessoal e profissional que fará a diferença na construção do seu futuro.

No início do próximo mês, 317 alunos dos 2º e 3º anos das Escolas INSIGNARE, encontrar-se-ão a frequentar os seus estágios. Destes, 46 irão para 8 destinos Europeus: Reino Unido (Belfast, Glasgow), Espanha (Barcelona, Bilbao, San Sebastian), Itália (Foligno, Forli) e França (Bordéus) e os restantes em diversas empresas de Norte a Sul do País. No mês de julho iniciam-se os estágios dos alunos de 1º ano, iniciando o seu primeiro contacto com o mercado de trabalho 191 alunos de ambas as Escolas da INSIGNARE.

Assim, este ano letivo, a EPO terá colocado em Estágio, 239 alunos nas áreas de Metalomecânica, Mecatrónica Automóvel, Informática, Gestão, Frio e Climatização, Design e Eletrónica Automação e Comando e colaborado com cerca de 210 entidades, e a EHF terá colocado em Estágio 269 alunos nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Pastelaria/Padaria e Turismo e colaborado com cerca de 200 entidades nas áreas da Hotelaria e Restauração.

 

 

 

 

   > Renato Lemos

   3º ano de Metalomecânica

   Local de Estágio: Henriques e Henriques - Caxarias

"No meu último ano de curso, a Escola Profissional de Ourém fez-me a proposta de realizar a minha Formação em Contexto de Trabalho na empresa Henriques e Henriques. Inicialmente, senti algumas preocupações devido ao facto de o software utilizado na HeH ser o Autocad, uma vez que na escola apenas tinha trabalhado mais assiduamente em CATIA V5. No entanto, com a ajuda do meu tutor, Hélio, e com dedicação e muito esforço, estou a adaptar-me ao software, dominando já alguns comandos. 

Este estágio está a ser uma experiência enriquecedora, pois é uma oportunidade que me poderá abrir portas para o meu futuro profissional. A EPO, sendo uma Escola 100% Oficina, ajudou a preparar o meu futuro e a desenvolver as minhas capacidades, não só aplicando-as teoricamente mas também na prática. No curso Técnico de Produção em Metalomecânica (variante Programação e Maquinação), somos bem preparados para o mercado de trabalho, pois ficamos não só com os conhecimentos, mas também com o Saber-Fazer, sendo assim uma mais-valia para a minha carreira. A Família EPO acolheu-me de braços abertos e sempre me proporcionou várias atividades e momentos divertidos. 

Hoje, posso dizer que sou uma pessoa mais bem preparada para o mercado de trabalho, pois sair de uma escola com o 12º ano e o nível IV é sinónimo de sucesso, o que me dará, seguramente, mais oportunidades ao nível profissional!"

 

 

 

 

   > Rita Fernandes

   3º ano de  Técnico de Turismo

   Local de Estágio: Palácio da Pena- Sintra

 "Como aluna do curso Profissional Técnico de Turismo da EHF, tive a oportunidade de estagiar no 2º monumento mais visitado do país: o Palácio da Pena. Um monumento em estilo Romântico, obra-prima do Rei D. Fernando II, rei consorte e esposo da rainha D. Maria II. Está situado na bela paisagem de Sintra, classificada de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Este estágio permite-me  melhorar competências ao nível das línguas estrangeiras, História de Arte e Informação e Animação Turística, bem como aprender a lidar com o público e ganhar competências técnicas e pessoais.

A EHF ofereceu-me durante os três anos experiências muito enriquecedoras, tais como a visita à FITUR em Espanha, estágio no estrangeiro e participação em projetos internacionais realizados em diferentes países, com o apoio do Programa Erasmus +. É graças a esta Escola que me sinto mais preparada para enfrentar dificuldades e entrar no mercado de trabalho."

 

 

 

 

  > Ana Monteiro 

  3º ano de Cozinha e Pastelaria

  Local de Estágio: Bolinhos da Leonilde 

 "A EHF mudou-me para melhor desde o momento em que cheguei. Valoriza não só os bons resultados académicos dos alunos, como os valores, atitudes e entrega à Escola, destacando mensalmente como Aluno do Mês, e no final do ano letivo, desses é escolhido o Aluno do Ano. Possibilita também a participação em visitas de estudo tanto nacionais como internacionais e até potencia a participação em estágios internacionais. A EHF abriu-me novas portas para um futuro promissor pois fez-me adquirir novos conhecimentos e conhecer outras culturas. 

Neste momento, estou a estagiar numa Pastelaria e estou a adorar. Estou a exercer funções desde a confeção dos bolos até ao seu embalamento.

Agradeço à Escola por todas estas oportunidades."

 

 

 

 

  > Pedro Silva

  3º ano de Informática

  Local de Estágio: Hacktion Planet - Ourém

 "Atualmente e para finalizar o meu percurso académico, estou a realizar um estágio de 3 meses (maio a julho) na Hacktion Planet em Ourém, esta empresa dedica-se à reparação de equipamentos informáticos em geral, em especial ao gaming e e-sports. Durante este período irei colocar à prova todos os conhecimentos que adquiri ao longo dos três anos de formação na Escola Profissional de Ourém. Na minha opinião o estágio é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho é a partir de aqui que o/a aluno/a finalista do curso começa a ter o contacto com as necessidades do tecido empresarial e clientes. No meu caso acho que o estágio está a ser bastante enriquecedor até ao momento, porque já tenho alguma noção do que é trabalhar numa loja de informática, assim como, reparar equipamentos informáticos, conhecer vários equipamentos e softwares que não conhecia, aperfeiçoar as minhas softskills e hardskills.

Por último, aconselho a todos a “minha Escola”, onde aprendi fazendo, com boas condições e bons profissionais. Na minha opinião uma escola que aposta na formação dos alunos e no seu futuro profissional."

 

 

 

 

  > Melissa Ferreira

  3º ano de Gestão

  Local de Estágio: Sucesso em Vendas - Leiria

 "E assim cheguei ao fim de mais uma etapa da minha vida… a conclusão dos meus estudos na EPO. Foram três anos de muitos sorrisos mas também de muitas lágrimas, três anos em que muitas vezes disse “não consigo” mas que no fundo, esta família sempre acreditou nas minhas competências e agora, no fim desta longa caminhada, posso dizer que estou preparada para entrar no mercado de trabalho ou até mesmo para prosseguir estudos.

Neste momento encontro-me a realizar o estágio na empresa Sucesso em Vendas, em Leiria, depois de ter estagiado no ano passado em Sevilha, ao abrigo do Programa Erasmus +, outra experiência fantástica! Sem dúvida alguma que este local de estágio me irá proporcionar grandes aventuras, sendo uma forma de aprofundar alguns conhecimentos que aprendi ao longo da minha formação na EPO, como por exemplo, a relação com os clientes, as estratégias de Marketing, tarefas administrativas e receção, no fundo tudo o que devemos aplicar na gestão, dentro e por vezes até fora de uma empresa."

 

 

 

 

  > Tiago Antunes

  3º ano de Design de Equipamento

  Local de Estágio: Mais incentivo- Leiria

"Fez hoje, dia 9 de maio uma semana que me encontro no estágio curricular. 

Senti, desde o início, que a empresa facilmente me integrou aqui dentro. Encontro-me no departamento do marketing e design. Após uma semana, já posso dizer que aprendi várias coisas que me serão importantes num futuro próximo. Tenho vindo a desenvolver vários trabalhos, desde stands para feiras, visitei uma empresa de caixas de luz e realizei uma montagem no Photoshop para a perceção do vinil num carro. Regra geral, posso dizer que tem sido bastante bom estar aqui, saber que tenho sido útil e que estou a desenvolver um bom trabalho. Já no ano passado tive a oportunidade de usufruir de dois meses de estágio no estrangeiro, apoiado pelo Erasmus +, e foram dois meses de uma experiência única e incrível. Na minha opinião não existe nada que pague o conhecimento de novas culturas e pessoas de diferentes países, e é nesse aspeto que a Escola Profissional de Ourém tem tudo para ser uma escola de renome e conceituada.

A EPO é uma escola onde a prática é mais importante que a teoria. É uma escola que para além de todas as experiências que oferece, possuí docentes bem formados o que proporciona uma excelente aprendizagem. Tão importantes quanto os docentes são os materiais e o equipamento que a escola oferece. Para todos os cursos existem equipamentos adequados à aprendizagem de cada aluno, o que faz desta uma escola ainda mais conceituada. 

Para terminar, não me arrependo da escolha que fiz, tanto do curso como da escola. Ofereceram-me as bases necessárias para poder seguir para o mercado de trabalho ou para o ensino superior. 

Estou muito agradecido por todo o percurso escolar e por me terem ajudado a desenvolver as minhas competências na área do design. Agradeço também a todos os professores que me acompanharam ao longo destes três anos, aqueles que de certa forma se aproximaram mais e criaram uma relação professor/amigo e aos concelhos dados por cada um. Agradeço pelos bons e maus momentos que irão ser fortemente recordados."

 

 

 

 

  > Ana Fartaria

  3º ano de Restaurante/Bar

  Local de Estágio: Hotel Essence Inn Marianos - Fátima

"Estou a gostar bastante da experiência do meu estágio final de curso, no Hotel Essence Inn Marianos, em Fátima.

A Escola de Hotelaria de Fátima é uma Escola onde podemos crescer tanto a nível profissional como a nível pessoal, podemos aprender bastante. A Escola em geral e os nossos chefes de sala em particular preparam-nos, para o mercado de trabalho através do ensinamento das diferentes técnicas utilizadas no serviço e sala e bar, quer pela troca de experiências que a participação em múltiplas actividades nos trás, quer pela formação em contexto de trabalho que nos ajuda a melhorar em termos técnicos, pessoais e sociais, permitindo que sejamos cada vez melhores. Esta Escola fez-me crescer, dando oportunidades fantásticas, como ir para o estrangeiro estagiar, integrada no programa Erasmus+, participar no concurso Jovem Talento da Gastronomia, na variante Artes de Mesa, assim como em muitos serviços, o que me permitiu ganhar alguma experiência, num objetivo de ser cada vez melhor profissional.

A EHF vai deixar uma grande marca na minha vida, porque durante estes 3 anos, ajudou-me a ultrapassar as minhas dificuldades, fazer boas memórias, conhecer pessoas, que hoje, são meus amigos.

Um grande obrigado à Escola de Hotelaria de Fátima. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens