Pesquisar:

FINALISTAS DAS ESCOLAS DA INSIGNARE RECEBEM OS SEUS DIPLOMAS, NUMA CERIMÓNIA TAMBÉM MARCADA PELA HOMENAGEM A FRANCISCO VIEIRA

Cerca de 500 pessoas participaram na Cerimónia Oficial de Entrega de Diplomas aos Alunos Finalistas da Escola Profissional de Ourém e da Escola de Hotelaria de Fátima e de Homenagem a Francisco Vieira, no passado dia 2 de outubro, marcando o primeiro ano do falecimento do eterno líder da INSIGNARE, um Homem único, um visionário, um empreendedor, uma pessoa capaz de levar por diante todas as tarefas a que se propunha. Este emblemático momento foi partilhado num ambiente familiar e intimista, entre alunos, colaboradores, amigos, familiares e entidades convidadas. O evento teve lugar no Seminário do Verbo Divino e iniciou-se com a celebração de uma missa em Memória de Francisco Vieira.

Um breve vídeo de tributo e um apontamento musical a cargo de dois amigos de sempre de Francisco Vieira iniciaram depois a cerimónia, que se pretendia de celebração.

Assim, a Diretora Executiva da INSIGNARE, Carina João Oliveira, no seu discurso de boas-vindas, recordou que este ano se comemoram os 25 anos da Escola de Hotelaria de Fátima, tendo, para isso, aberto uma Cápsula do Tempo, com o auxílio da Família de Francisco Vieira, que para marcarem o momento, colocaram dentro da cápsula, um caderno e uma caneta futura, imagem de marca do saudoso Diretor. A Cápsula do Tempo, ficará exposta na EHF, e estará aberta até ao Baile de Gala da INSIGNARE, a decorrer no mês de maio de 2019, e até lá todos são convidados a colocar um símbolo maior daquilo que serão os nossos dias em 2018: uma mensagem, uma foto, um objeto...

Foi ainda apresentado o Prémio Francisco Vieira, promovido pelas Edições do Gosto, para premiar a inovação na Gastronomia, e que foi nesse dia também apresentado no Congresso dos Cozinheiros 2018, na LX Factory.

De seguida cerca de 120 alunos finalistas da Escola Profissional de Ourém e da Escola de Hotelaria de Fátima receberam os seus diplomas, comprovativo do término do ensino secundário e de uma certificação profissional de nível 4, reconhecida a nível europeu. Um a um, os alunos foram chamados ao palco num momento que marca o início de uma nova etapa nas suas vidas profissionais.

Foram também atribuídas as distinções de “Aluno do Mês” e de “Aluno do Ano” referentes ao ano letivo 2017/2018, da Escola Profissional de Ourém e Escola de Hotelaria de Fátima. Ao longo do ano letivo é eleito, mensalmente, pelo conselho pedagógico, de cada escola, o aluno do mês, uma distinção que pretende premiar o aluno que naquele mês mais se evidenciou quer em termos académicos, comportamentais ou de participação em atividades extracurriculares. De entre eles é eleito o Aluno do Ano. Na EPO o Aluno do Ano é Fernando Torcato. Recebeu o prémio o seu pai, pois o aluno encontra-se a trabalhar na Irlanda, após realização de estágio curricular, apoiado pelo Erasmus +). Na EHF a Aluna do Ano é Sónia Rodrigues, aluna do 3º ano do curso de Pastelaria/Padaria. Estes alunos receberam uma bolsa de 250€, atribuída pela INSIGNARE, e um presente da Porto Editora.

A cerimónia contou ainda com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, e do Presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque.