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SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PARTICIPA EM REUNIÃO DA REDE DE ESCOLAS 4.0

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve ontem,  dia 6 de fevereiro, na Pousada do Conde de Ourém, a participar numa reunião de trabalho interna da Rede de Escolas 4.0, onde sublinhou a importância deste tipo de redes colaborativas não só para a inovação do ensino, em geral, como também para a dignificação crescente do ensino profissional, em particular. “É muito importante que as escolas se unam para criar uma imagem que possibilite a valorização permanente do ensino profissional”, afirmou. Acrescentou ainda que não é a competição que permite que os sistemas educativos se desenvolvam; é antes a colaboração das escolas em rede que o permite. As escolas desenvolvem-se quando cooperam e partilham ideias e práticas.

Este projeto, do qual a Escola Profissional de Ourém faz parte, tem como objetivo ser uma rede de reflexão e partilha de práticas pedagógicas, através do recurso a um modelo cooperativo, com base nos seguintes princípios orientadores: as escolas da rede pretendem ser escolas que fazem aprender e onde o aluno é o construtor do seu projeto de vida; ambicionam ser centros de investigação e desenvolvimento na ação, promotoras de uma comunidade aprendente global; pretendem ser escolas onde as competências digitais são transversais e onde o aluno é utilizado como utilizador e/ou produtor de tecnologia; e, finalmente, aspiram a ser escolas detentoras de uma intencionalidade permanente, procurando uma autoavaliação constante, sabendo onde estão e para onde querem ir. 

De referir que a EPO integrou formalmente a Rede de Escolas 4.0, no passado mês de novembro. Dessa rede fazem parte outras quatro escolas profissionais - Escola Técnica Profissional da Moita, Escola Profissional de Rio Maior, Escola Profissional Amar Terra Verde e Escola Profissional Raul Dória. Esta rede tem sido acompanhada, desde o seu início, pela Professora Luísa Orvalho, na qualidade de investigadora do Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Os trabalhos desta oficina começaram com a uma reflexão pessoal e introspetiva acerca da  profissionalidade de cada um (porque é que cada um dos presente é professor), a que se seguiu um momento de partilha grupal. O segundo desafio consistiu na análise, debate e apresentação de conclusões, sobre alguns estudos internacionais que permitiram dar pistas sobre o que é ser uma escola do/no século XXI (ex: World Economic Forum, OCDE; O caso da Finlândia - Helsinki International Schools; O caso da Islândia; Horizonte 2020 - Jesuites Educación). Já depois do almoço, confecionado e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima, o desafio consistiu na reflexão sobre as questões “onde estou” e “onde quero chegar”, procurando refletir acerca da forma como e com quem está a ser feito o planeamento pedagógico em cada escola e que resultados se pretendem alcançar. Finalmente, em conjunto, procedeu-se à definição dos próximos passos a dar em conjunto, na rede, na construção da profissionalidade de cada um e dos projetos de escola.