Pesquisar:

Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes

Perfil profissional
O técnico de instalação e gestão de redes é um profissional apto a instalar e fazer a manutenção de redes e sistemas informáticos, podendo também assegurar a gestão e o funcionamento dos equipamentos informáticos e respetivas redes de comunicações e web.

Disciplinas  Horas
 Formação Sociocultural
 Português  320
 Língua Estrangeira - Inglês  220
 Área de Integração  220
 Educação Física  140
 Tecnologias de Informação e Comunicação 100
 Formação Científica
 Matemática   300
 Física e Química  200
 Formação Tecnológica
 Fundamentos da Informática  125
 Sistemas Operativos  325
 Redes  450
 Segurança Informática 200
 Formação em contexto de trabalho (estágios em empresas) 840
 Horas totais do curso:  3440


Tarefas:
• Identificar o hardware e software necessários à comunicação em rede;

• Instalar, configurar e realizar suporte a equipamentos de rede;
• Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos informáticos;
• Proceder à instalação e configuração de sistemas operativos de rede;
• Instalar e configurar topologias de fibra ótica e wireless;
• Configurar equipamentos ativos e passivos de rede;
• Proceder à instalação e configuração de serviços em sistemas operativos de rede;
• Instalar e configurar a administração avançada de serviços de rede; 
• Instalar e configurar servidores de web e acesso à internet:
• Configurar servidores de email;
• Assegurar a segurança de redes - firewall.

Saídas profissionais:
 Empresas de segurança informática;
 Empresas de informática e serviços;
 Empresas virtualização de servidores;
 Empresas de hosting e web;
 Empresas de desenvolvimento de equipamentos de redes (PT, NOS, MEO, Vodafone);
 Grandes e médias empresas com sistemas informáticos.