Pesquisar:

Mensagem da Diretora Pedagógica

A Escola Profissional de Ourém (EPO) é uma “Escola Oficina”, que desde sempre, procurou fazer a diferença, quer junto da comunidade envolvente quer, sobretudo, na formação pessoal e técnica dos nossos alunos.

No que respeita ao envolvimento com a comunidade, abraçámos projetos conjuntos com a Câmara Municipal de Ourém (ex. Homenagem a Hans Christian Andersen ou a Sophia de Mello Breyner Andresen), com as Juntas de Freguesia (ex. preenchimento do IRS para os habitantes da freguesia de Seiça), com associações (ex. Projeto “Dos 16 aos 80”, ainda a decorrer no Centro de Bem Estar do Bairro ou a Confeção de Equipamentos Têxteis para o ATL Mágico de Ourém) e com a comunidade em geral (ex. Oficinas da Informática e da Eletrónica ou a Conceção de Equipamentos para a Decoração de Montras). Estes são apenas alguns exemplos do muito que se tem feito, de forma consistente e continuada, para o exercício da responsabilidade social da comunidade educativa EPO.

Mas a formação dos alunos é o nosso foco principal. Para além de formar técnicos qualificados de nível IV, procuramos fazer dos nossos alunos cidadãos pro ativos, esclarecidos, responsáveis e realizados. Assim, fazemos muito mais do que o cumprimento das metas curriculares das disciplinas: (i) trazemos empresários à escola para partilharem com os alunos o que de bom e inovador se vai fazendo em diferentes áreas, no formato de “aula.com” ou sessão técnica; (ii) celebramos protocolos com entidades que permitam facilitar a partilha de saberes técnicos e a integração dos alunos no mercado de trabalho; (iii) estabelecemos parcerias com as mais diversas entidades para garantir que a formação em contexto de trabalho decorre no cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade; (iv) diversificamos os instrumentos de avaliação da aquisição de competências, permitindo a adoção de estratégias diversificadas, adaptadas à individualidade de cada aluno; (v) participamos anualmente em diversos concursos, nacionais e internacionais, que pressupõem sempre desenvolvimento de projetos interdisciplinares, permitindo aos alunos adquirir uma visão de conjunto dos saberes adquiridos e aferir a sua aplicabilidade prática; (vi) “abrimos a Europa” aos alunos desta escola, permitindo-lhes trabalhar em equipas multinacionais em projetos internacionais ou realizar dois meses de formação em contexto de trabalho em diversos países da União Europeia, contribuindo, desta forma, para o seu enriquecimento linguístico, técnico e cultural; (vii) introduzimos inovações ao nível do processo educativo, nomeadamente a avaliação por competências, a pedagogia de projeto e a introdução das salas temáticas, permitindo aumentar o grau de sucesso dos alunos, que tanto anseiam por um ensino baseado na prática e na interação; e (viii) implementámos o processo de certificação da qualidade alinhada com o quadro EQAVET, em que a EPO foi uma das oito escolas pioneiras no país a ser certificada com o selo da qualidade pela ANQEP, que constitui o garante da qualidade do serviço de ensino e formação prestado.

 

Somos uma escola que alimenta a paixão de aprender, que investe forte no presente para alavancar o futuro dos seus alunos. Uma escola que tem como pilares o saber fazer e as emoções, onde a par da formação de técnicos qualificados, se constroem a felicidade, as amizades  e relacionamentos para a vida.

 

Somos uma escola com história que pode fazer parte de uma outra história: A TUA! 

 

Margarida Rodrigues

Diretora Pedagógica da Escola Profissional de Ourém

Imagens