Pesquisar:

Jornadas da Mecânica atingem objetivos propostos

Decorreu de 22 a 24 de janeiro, no Centro de Negócios de Ourém, a segunda edição das Jornadas da Mecânica, uma organização da Escola Profissional de Ourém, no âmbito dos cursos profissionais que dinamiza direcionados paras as áreas da Mecânica, Metalomecânica, Eletrónica e Automação e Mecatrónica Automóvel.

Com vista a reforçar a ligação entre a escola, as empresas e a comunidade envolvente, procurando respostas crescentemente adequadas às necessidades efetivas do mercado de trabalho e ainda possibilitar aos seus alunos o contacto com ferramentas e tecnologias existentes para as áreas da metalomecânica, manutenção industrial e eletrónica, a Escola Profissional de Ourém organizou de 22 a 24 de janeiro a 2.ª edição das Jornadas da Mecânica.

A iniciativa lançada pela EPO obteve uma aceitação bastante boa junto de empresas do setor e junto de outras entidades com ele relacionadas, nomeadamente centros de formação e institutos superiores. Ao todo foram 31 as entidades, de norte a sul do país, que se fizeram representar, dentro das áreas dos equipamentos para as áreas da metalurgia, metalomecânica, serralharia, moldes e plásticos, e a novidade deste ano que foi a forte presença do setor automóvel, motos e equipamentos agrícolas e industriais, duplicando a área de exposição relativamente ao ano anterior.

Nos primeiros dois dias de Jornadas da Mecânica, decorreram ainda sessões especializadas sobre novos equipamentos e procedimentos cujo objetivo foi potenciar o conhecimento de novos conceitos, técnicas e metodologias de trabalho, tendo sido abordadas as Tecnologias CAD/CAM, a Automação Industrial a Manutenção de Equipamentos CNC e a Digitalização 3D.

Nos diferentes stands muitas foram as demonstrações técnicas a decorrer paralelamente ao certame, dinamizadas pelas empresas presentes, permitindo, desta forma, a participação em demonstrações de novos equipamentos, aplicações e formas de utilização a todos aqueles que visitaram as Jornadas da Mecânica.

A entidade organizadora da 2.ª edição das Jornadas da Mecânica faz um balanço positivo, prevendo-se a continuidade no evento com vista à afirmação de Ourém como um pólo regional de formação profissional de nível médio na área da Mecânica, e como iniciativa dinamizadora do núcleo urbano da cidade de Ourém.