Pesquisar:

ARTE NO CLAUSTRO regressa às paredes do restaurante da Escola de Hotelaria de Fátima

Carlos André, reabre a atividade Arte no Claustro, com uma exposição de fotografia denominada “Deambulações pela China”.
A atividade Arte no Claustro pretende juntar o prazer pela gastronomia com o gosto pela arte, trazendo, todos os meses, um artista ao espaço do Restaurante de Aplicação da Escola de Hotelaria de Fátima, Claustro Monfortino.
Durante os meses de outubro e novembro, estará patente ao público a exposição “Deambulações pela China” do professor, ensaísta, tradutor e poeta, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 1990, e dirigiu, até há poucos dias, o Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, do Instituto Politécnico de Macau, onde foi, durante quase seis anos, Professor Convidado; nessas funções, percorreu grande parte do território da China. Dessas deambulações surgiu a exposição que temos patente no Claustro Monfortino.
Carlos André foi Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 2006 a 2013, e Governador Civil do Distrito de Leiria, de 1996 a 2002. É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Filologia e Professor Coordenador Honorário do Instituto Politécnico de Macau.
Já publicou 23 livros e mais de duas centenas de artigos ou partes de livros, em revistas académicas de circulação internacional e publicações em actas de colóquios ou congressos. Entre as suas obras contam-se os livros de poemas: “Teias” (2001), “O Prisma de Newton” (2016) e, agora, “...o sol, logo em nascendo, vê primeiro” (2017), este de poesia e fotografia.
Em 2006, recebeu o Prémio Jacinto Prado Coelho com a obra Caminhos do amor em Roma.
Nasceu em Monte Real – Leiria e possui residência em Ourém, que adoptou como sua terra. A Câmara Municipal de Ourém concedeu-lhe, em 1994, a medalha de ouro do município.
A exposição poderá ser visitada até ao final de novembro, de segunda a sexta-feira, quer durante o período do almoço (altura em que o restaurante Claustro Monfortino se encontra aberto ao público) ao mesmo tempo em que é possível saborear um menu servido e confecionado pelos alunos da Escola, ou no horário compreendido entre as 09H00 e as 18H00, horário de funcionamento da Escola de Hotelaria de Fátima.

Imagens