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Professores da EPO e EHF aprofundam novas metodologias na área da educação

No passado dia 11 de julho de 2018, realizou-se na Escola de Hotelaria de Fátima, o Seminário de Avaliação Final da Oficina de Formação “(Re)Aprender a Ensinar e Avaliar no Ensino Profissional: O Saber em Ação”, no âmbito do SAME - Serviço de Apoio à Melhoria da Educação, do Eixo Valorização do Ensino Profissional, da Universidade Católica Portuguesa – Católica Porto.

Este Seminário foi o culminar de 1 ano de Formação, que envolveu 20 colaboradores (professores, formadores e diretores pedagógicos) da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) e da Escola Profissional de Ourém (EPO), que se constituíram como uma comunidade de aprendizagem e de investigação.

O objetivo desta formação, e a grande missão destas novas metodologias, foi aprender a ensinar os alunos do século XXI, tornando-o como o centro de todo o processo de ensino/aprendizagem e preparando-os para o mundo actual.

Esta formação teve também por desafio, projetar o Ensino Profissional para o século XXI, construindo soluções à medida daquilo que são as reais necessidades do mercado de trabalho, mas nunca esquecendo a formação integral dos alunos enquanto cidadãos do mundo.

Ao todo foram 50 horas certificadas de trabalhos, que incluiu trabalho individual mas também colaborativo, durante as quais os seus intervenientes puderam repensar métodos de ensino, novas metodologias pedagógicas, assim como a ação das duas escolas em torno dos desafios que a educação, nos dias de hoje enfrenta. A modernidade das Escolas passa sobretudo pela modernidade das suas formas de ensino.

Para além disso, foram desenvolvidos projetos integradores interdisciplinares que mobilizaram professores, formadores e alunos em prol dos mesmos, tendo sido despendidas muitas horas para que o seu sucesso pudesse ter sido alcançado.

Para a formadora Luísa Orvalho, consultora da Universidade Católica Portuguesa do Porto, esta “ação concretizou-se através de uma assessoria de proximidade, de acompanhamento sistemático, de apoio, de incentivo e de fazer acreditar que é possível construir uma outra Escola, em que todos os alunos aprendam até ao máximo do seu potencial".