Pesquisar:

"Pela Costa Fora", de Bruno Gaspar, no Claustro Monfortino

O Claustro Monfortino, restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria de Fátima, junta todos os meses o prazer da arte e da gastronomia através da iniciativa “Arte no Claustro”, expondo os trabalhos de um artista para apreciar enquanto se vai degustando as maravilhosas refeições criadas e servidas pelos nossos alunos. Alimenta-se o corpo e o espírito.

A partir de dia 11 de fevereiro, e até 18 de março, o Claustro Monfortino recebe a exposição “Pela Costa Fora”, de Bruno Gaspar, retratando uma aventura marítima que começou em Caminha, no extremo norte do país, e terminou em Vila Real de Santo António, no Sotavento algarvio, passando pelos arquipélagos da Madeira e Açores. 

Bruno Gaspar (autor do projeto “Pela Estrada Fora”) viajou à boleia de vários tipos de embarcações: de veleiros de recreio a semi-rígidos, de cargueiros a traineiras de pescadores, incluindo o submarino Tridente da Marinha Portuguesa. 

Este retrato da nossa costa, das suas gentes e das suas histórias incide nas paisagens, mas também nas construções costeiras, como os faróis, contemplando ainda profissões que tiram do mar o seu sustento e visitas oportunas a recantos gastronómicos. 

O olhar deste artista plástico está traduzido nesta exposição em fotografias, vídeos e pinturas realizadas no decorrer da viagem que demorou 10 meses. 

As crónicas que escreve sobre esta viagem são publicadas todos os sábados no jornal i. 

Imagens