Pesquisar:

Escola de Hotelaria de Fátima entrega os Identificativos de curso aos seus alunos

No próximo dia 12 de novembro realiza-se, na Escola de Hotelaria de Fátima, a Cerimónia de Entrega de Identificativos aos alunos dos vários cursos. Este momento é um marco importante na vida escolar dos alunos porque é envolto num simbolismo hierárquico de passagem do testemunho dos alunos mais velhos para os alunos mais novos. A cerimónia incluirá a entrega do prémio ao Aluno do Ano do ano letivo 2014/2015.

Ao longo da cerimónia serão entregues os vários identificativos, a saber: os lenços e os barretes que compõem a farda dos alunos de cozinha e que variam em cor (lenços) e tamanho (barrete) consoante o ano em que o aluno se encontra; as gravatas e os estojos de trabalho para os alunos de restaurante-bar. Estes identificativos, para além de serem ferramentas de trabalho, são uma forma de valorização pessoal e  profissional não só na escola mas também junto do meio empresarial.

Toda a comunidade escolar desempenha um papel importante nesta cerimónia onde as hierarquias são valorizadas, na medida em que são os alunos que frequentam o 2º e 3º ano que entregam os identificativos aos alunos que frequentam ano imediatamente anterior. Este vincar das hierarquias representa uma responsabilidade no sentido da transmissão dos conhecimentos dos mais velhos para os mais novos e ainda de transmissão de regras e procedimentos inerentes à profissão e à sua vivência enquanto alunos de uma escola de hotelaria. A importância da correta utilização da farda com postura e rigor deve ser entendida como o primeiro passo para o início da formação na área de hotelaria e turismo.

A cerimónia deste ano conta com a presença da Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, Deolinda Simões, da Vereadora do Município de Ourém, Lucília Vieira e de ex-alunos que, com o seu testemunho, vêm partilhar o seu percurso e vivências enquanto profissionais do setor, referindo a importância dos conhecimentos adquiridos, quer sejam de âmbito teórico (em ambiente de sala de aula), quer de âmbito prático (aulas práticas e Formação em Contexto de Trabalho). Este contributo pretende ajudar os alunos da EHF a abrir horizontes e a perceberem que o seu futuro depende unicamente da sua motivação, humildade e capacidade de adaptação para a profissão.

Os ex-alunos convidados são: Sandrina Pereira, do curso de Receção, que se encontra a trabalhar na Agência de viagens El corte Inglês; João Pedro Silva, do curso de Restaurante-Bar, sócio-gerente de um projeto constituído por 3 restaurantes - Casa de Linhares, Bacalhau de Molho e Pátio de Alfama; e Isidro Evangelista, do curso de Cozinha-Pastelaria, finalista do Jovem Talento da Gastronomia na categoria "Cozinha MAKRO" e que neste momento se encontra a trabalhar em Lisboa, no Restaurante Belcanto.

Imagens