Pesquisar:

FESTIVAL DE GASTRONOMIA "COZINHAS DO MUNDO" FOI UM SUCESSO

7 dias de Festival “Cozinhas do Mundo – Sabores do Mediterrâneo e Portugal”;

4 equipas, com 4 menus em simultâneo;

79 alunos de 3º ano em prova (Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria);

79 alunos em apoio de 1º ano dos cursos de: Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Padaria/Pastelaria;

79 alunos em apoio de 2º ano dos cursos de: Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar;

106 alunos de cozinha (1º e 2º anos) a completar as equipas;

21 jurados externos: em representação das entidades empresarias e profissionais do setor, divididos por 7 jantares, mais 2 jurados permanentes em representação da direção da escola, (Diretor Pedagógico e Supervisor Técnico), mais os respetivos, orientadores de PAP e de turma;

Mais de 400 pessoas a degustar as iguarias apresentadas pelos nossos alunos.

 

Estes são os números da 7ª edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo – Sabores do Mediterrâneo e Portugal”, que decorreu na Escola de Hotelaria de Fátima, de 10 a 13 e 17 a 20 de abril.

Este ano, a abordagem foi à zona envolvente do Mediterrâneo e Portugal, e por esta razão o evento assumiu a denominação de: “Cozinhas do Mundo – Sabores do Mediterrâneo”. Este evento, que é o culminar da Prova de Aptidão Profissional desenvolvida, ao longo do ano letivo, pelos alunos do 3º ano, pretende ser uma mostra de saberes e sabores representativos de vários países, não só ao nível da gastronomia, mas também na área vitivinícola e de produção de vinhos. As ementas apresentadas no decorrer do Festival, resultaram de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria que, em grupos de 2 elementos, efetuaram o enquadramento em termos gastronómicos e vitivinícolas, evidenciando os seus produtos e utilizações mais características, bem como as técnicas e métodos de confeção mais utilizados e que posteriormente apresentam aos clientes. Procurando inovar e apresentar novos motivos de interesse a quem nos dá o prazer da sua companhia, este ano foi, uma vez mais possível, fazer o visionamento ao vivo da preparação, confeção e serviço executado pelos nossos alunos.

À semelhança das anteriores edições, a adesão de público foi muito boa, cumprindo também aquele que é um dos nossos objetivos: a aproximação da comunidade envolvente à escola, dinamizando a formação técnica dos nossos alunos. Este é também o momento de incentivar o contacto entre os empresários e os alunos, potenciando a sua futura integração no mercado de trabalho.

 

Imagens