Pesquisar:

SALAS DE AULA TEMÁTICAS - OUSAR PARA MOTIVAR

SALAS DE AULA TEMÁTICAS – OUSAR PARA MOTIVAR

Uma forma inovadora de aumentar a motivação dos alunos e o sucesso nas aprendizagens.

 

Desde janeiro de 2017 que na Escola Profissional de Ourém se transformaram as salas de aula “tradicionais” em salas temáticas para as disciplinas de Inglês, Português, Área de Integração, Matemática, Física e Química e Gestão e Contabilidade e Fiscalidade. Isto porque quem trabalha em Educação sabe que esta área exige empenho constante e criativo por parte da comunidade educativa. Neste sentido, e porque na EPO se pensa a Educação como um processo contínuo de construção/adaptação, com o foco principal centrado na melhoria contínua da qualidade do ensino, resolveu a Direção desta Escola testar uma estratégia motivacional com vista à melhoria dos resultados académicos dos alunos – a criação de salas de aula temáticas, entendendo-as como um lugar, por excelência, propício às aprendizagens. Estas salas vieram juntar-se aos Ateliers de Design, aos Laboratórios de Informática e às Oficinas de Eletricidade e Eletrónica, de Automação, de Programação e Maquinação, de Frio e Climatização e de Mecatrónica Automóvel.

 

Com a reorganização das salas procurou garantir-se que todas as disciplinas possam usufruir de ambientes apropriados, com materiais didáticos reunidos em um mesmo local. Temos agora as salas conhecidas pelos seus nomes: a sala “Portugês.pt” (disciplina de Português), a sala “Bilingue” (disciplina de Português-Inglês), a sala “Newton” (disciplina de Física e Química), a sala “Ing.Land” (disciplina de Inglês), a sala “πtágoras” (disciplina de Matemática) e a sala “Espaço Saberes+” (disciplina de Área de Integração).

 

O principal motivo para a alteração efetuada residiu no facto de se ter sentido necessidade de se abraçar a filosofia da Escola-Oficina também nas salas de aula procurando, através de uma apresentação diferente, personalizada e utilitária das salas de aula em função das disciplinas, contribuir para um aumento do sucesso das aprendizagens. Uma sala para um docente e/ou para uma disciplina permite, não só, decorar a sala em função da disciplina lecionada, como apetrechá-la com os materiais e recursos necessários, possibilitando ainda a sua organização no layout que mais se adapta às aprendizagens pretendidas, funcionando como promotora das aprendizagens. Esta inovação permite aos docentes passarem a ter um espaço próprio para trabalhar, onde dão as aulas, onde as preparam, avaliam os trabalhos dos alunos, dão apoio aos alunos com mais dificuldades e recebem encarregados de educação. A sala é, simultaneamente o seu “escritório”.

 

Esta ideia começou a ganhar forma quando ficou claro que não era nos módulos da área técnica que os alunos tinham menos sucesso, mas sim nos módulos da área sociocultural e científica, impedindo por vezes os alunos de concluir o curso profissional no triénio respetivo. Esta constatação propiciou a reflexão coletiva da comunidade educativa da EPO. Concluiu-se que, quando escolhe o ensino profissional, o aluno procura um ensino diferente, ansiando por aulas mais práticas, interativas e colaborativas, onde os saberes teóricos sejam veiculados e avaliados de uma forma menos tradicional e mais arrojada, que os motive e entusiasme. É certo que o ambiente em sala de aula não é o único fator motivacional, mas é seguramente um deles.

 

Com as salas temáticas na EPO, os alunos têm à sua disposição nas salas de aula um ambiente próprio da disciplina, os materiais específicos necessários à imediata experimentação e utilização (Ex. obras de diversos autores na sala de Português; os dicionários e livros didáticos diversos na sala de Inglês; quadros com padrões, máquinas de calcular e os sólidos geométricos na sala de Matemática, etc…), entrando no “mundo” próprio da disciplina.

 

Para além da decoração e apetrechamento específicos, as salas temáticas também pressupõem que o espaço seja adaptado à metodologia de trabalho desenvolvida por cada disciplina, podendo as cadeiras estas colocadas em círculo ou frente a frente para facilitar o debate, organizadas em clusters para propiciar um ambiente próprio aos trabalhos de grupo ou estarem numa disposição tradicional, quando se impõem a exposição dos conteúdos e demonstrações da aplicação prática dos mesmos. A disposição da sala de aula será diferente conforme a disciplina e/ou a metodologia utilizada em aula. Em última análise, pretende-se que sejam os espaços físicos (salas de aula) onde decorrem as aprendizagens que se adaptem ao docente, aos alunos e às disciplinas e não o inverso.

 

“Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado” 

Albert Einstein