Pesquisar:

SIMULAÇÃO DE ATO ELEITORAL PERMITE ESTIMULAR JOVENS PARA OS SEUS DEVERES DEMOCRÁTICOS

A Escola Profissional de Ourém levou a cabo durante o dia de hoje, 8 de março, a simulação de um ato eleitoral denominado “Eleitores por um dia”. A simulação foi desenvolvida no âmbito do Projeto Cultural de Escola e considerando as comemorações do início da nossa democracia (50 anos do 25 de Abril).

Durante todo o dia, todas as turmas da escola participaram em votação, simulando o ato eleitoral de domingo, com os alunos devidamente recenseados em cadernos eleitorais e onde foi desenvolvido todo um trabalho de preparação com comissão recenseadora, comissão eleitoral, mesas de voto, pesquisa e estudo dos programas dos partidos, e finalmente, o ato de votar em urnas fechadas.

Este dia foi o culminar de muitas horas em sala de aula a abordar os direitos e deveres democráticos e história da democracia, tendo sido similar às próximas eleições com os boletins de voto a representar todos os partidos presentes, onde os alunos com 15, 16 e 17 anos serão eleitores por um dia.

Pretendemos com isto levar Cidadania à prática e combater a abstenção jovem, e tornar o ato democrático uma iniciativa prática e de conhecimento de toda a escola. Durante a semana houve ainda lugar a uma palestra aos membros envolvidos, com o prestimoso auxílio do Sr. Presidente de Junta da Piedade que veio explicar a organização das mesas eleitorais e a dar “formação” aos escrutinadores.

Esta iniciativa estava calendarizada desde o início do ano letivo, mas para ser aplicada às eleições europeias. Como o desenrolar da história trouxe umas eleições legislativas extraordinárias ao país, desenvolvemos também a aplicação ao ato eleitoral de 10 de março, sendo expectável que se realize novamente para junho, aquando das eleições europeias.

Só com cidadãos conscientes e preparados podemos ter sociedades mais justas e mais democráticas, e por isso estas iniciativas são muito importantes para estes alunos, de preparação para a sua vida ativa.

Atualização:

 A abertura das urnas de voto fez-se na aula de Direito, pelas 15h30 do dia 11 de março, tendo os resultados sido apurados, lavrados em acta e afixados na escola. Dos resultados temos que o partido mais votado na escola foi o Chega, seguido da AD e em terceiro lugar o PAN.

 Agradecemos a todos o empenho nesta iniciativa e no entusiasmo com que os alunos e professores demonstraram durante todos estes meses em que este processo decorreu.