Pesquisar:

Alunos da EPO e da EHF em estágio no estrangeiro

Há já vários anos que as Escolas da INSIGNARE, Escola Profissional de Ourém e Escola de Hotelaria de Fátima, operacionalizam uma estratégia de internacionalização para os seus alunos e colaboradores. Assim, uma vez mais, 56 alunos das duas Escolas estão em várias cidades na Europa, a realizarem os seus estágios curriculares, com a duração de dois meses, apoiados pelo programa Erasmus +. A meio desta aventura, falámos com eles, para saber o que estão a achar.

 

Fernando Torcato

2º ano do Curso de Informática

Cidade/País: Belfast - Irlanda

O que estás a achar do estágio? Estás a aprender?

O estágio no estrangeiro está a ser uma das melhores experiências da minha vida. Sinto que já cresci bastante profissionalmente, mas também pessoalmente. Somos postos à prova todos os dias tornando-nos mais responsáveis e independentes. É uma excelente oportunidade para melhorar o Inglês. O ambiente de trabalho na empresa onde estou a estagiar é excelente, todos de nacionalidades diferentes, culturas diferentes, aprendemos uns com os outros, partilhamos saberes e culturas.

Uma frase que defina a Escola.

A Escola Profissional de Ourém é uma oportunidade única para a vida.

 

Joana Vinagre

3º ano do Curso de Cozinha/Pastelaria

Cidade/País: Bilbao - Espanha

O que estás a achar do estágio? Estás a aprender?

A partir do dia em que soube que era escolhida para ir para o estrangeiro, mais precisamente para Bilbao, foi muito bom porque a escola deu-me essa oportunidade. Nestes 3 anos já tive a oportunidade de viajar até Itália, no “ Christmas ir Europe 2016” onde aprendi um pouco da cultura do país e a trabalhar com equipas de outra nacionalidade, de seguida viagem até França onde demos a conhecer ao franceses um pouco da gastronomia e da cultura do nosso país, e agora Espanha. Desde o início do mês que tenho aprendido muito no restaurante onde estou: Azian. Esta experiência tem sido fantástica pois mostra como trabalhar com pessoas de um país diferente , com uma língua diferente também, E abre novas portas para o meu futuro profissional. Ter chegado até aqui não foi fácil, pois tivemos que manter a média alta para que pudéssemos ser escolhidos. 

Uma frase que defina a Escola.

A Escola é uma oportunidade para alargar os nossos horizontes.

 

Vera Marques

2º ano do Curso de Turismo

Cidade/País: Glasgow - Escócia

O que estás a achar do estágio? Estás a aprender?

Estou a viver uma oportunidade única e espetacular. O estágio no estrangeiro é algo que faz as pessoas crescerem e aprenderem muito, não só em termos de trabalho mas também em termos de língua e em muitos aspetos psicológicos, faz-nos ser pessoas mais independentes, maduras, desenrascadas e muitas mais coisas. Estou a achar esta experiência inesquecível, muito marcante. Todos os dias acontece algo novo, todos os dias aprendemos uma palavra nova, uma outra maneira de fazer as coisas e até mesmo novas maneiras de lidar com pessoas de outras raças, culturas, línguas … a cada dia que passa sinto-me ainda melhor aqui e com mais vontade de continuar durante muito mais tempo. Estagiar aqui está a ser algo muito produtivo, as horas passam a correr, as pessoas são acolhedoras, ajudam-te em tudo o que tu não sabes, ensinam-te imensas coisas sem deixar escapar a humildade, o sorriso no rosto e a solidariedade. 

Tudo isto que estou a viver e aprender não poderia estar a acontecer se não fosse com o apoio da Escola de Hotelaria de Fátima a quem eu tenho que agradecer do fundo do coração porque não há palavras para descrever o quão bem eu me sinto a realizar este meu objetivo. Para mim, esta Escola, não é como as outras, é uma Escola onde existe objetivos e onde as pessoas são unidas para os concretizar, onde os alunos saem com um grande nível de aprendizagem e experiências, experiências estas reais, onde nós alunos temos o contacto direto com o público. 

Uma frase que defina a Escola.

Defino a EHF como um caminho, um caminho com altos e baixos, com portas a fecharem-se e janelas a abrirem-se. A EHF é uma escola que promove, a quem tem o devido esforço, um futuro bom e digno de ser vivido.  

 

Katia Sousa

2º ano do Curso de Gestão

Cidade/País: Sevilha - Espanha

O que estás a achar do estágio? Estás a aprender?

A ideia de vir realizar o estágio em Espanha agradou-me bastante.

Estar dois meses fora, longe de tudo pode parecer assustador, mas quando se dá por ela o tempo passa rápido.

Fiquei num apartamento com duas amigas da minha turma e com mais duas colegas francesas. Por vezes não é fácil consegui orientar os jantares, limpezas e tudo o que tenha a ver com a lida da casa, mas com esforço e dedicação de cada uma de nós, tudo se torna mais fácil… 

Quanto ao estágio, eu estou a adorar, apesar de até agora, basicamente, só ter trabalhado em arquivos, penso que não poderia ter ido para uma melhor empresa. Sevilla Wagen recebeu-me de braços abertos com toda a gente pronta a ajudar-me.

Sevilla Wagen está “dividida” em três empresas, Seat, Volkswagen e Audi. Na primeira semana trabalhei em todas a fazer arquivos, mas desde a segunda semana que estou na parte dos “Recambios”.

Acho ainda que tenho aprendido bastante e ainda vou aprender mais. Pode não parecer, mas fazer arquivos é bastante complexo, o facto de ter de organizar tudo ao pormenor é um pouquinho mais complicado do que aquilo que pensamos, acabando ainda por se tornar cansativo e muitas das vezes se refletir em dores de cabeça. 

Para terminar, estou a achar esta experiência única, que nunca vou esquecer e  quero agradecer sempre a toda a gente que me ajudou a cá chegar.