Pesquisar:

ESCOLA PROFISSIONAL DE OURÉM INAUGURA OS SEUS NOVOS ESPAÇOS OFICINAIS

A Escola Profissional de Ourém inaugurou hoje, dia 27 de abril, pelas 15H00, os seus novos espaços oficiais, numa cerimónia que contou com cerca de 150 pessoas, entre entidades convidadas, professores e alunos. Após a cerimónia, presidida pelo Presidente do Município de Ourém, Paulo Fonseca, foram todos convidados a visitar e conhecer as novas oficinas, que antes de serem abertas ao público foram abençoadas. Os convidados puderam ver e conhecer algum do trabalho realizado pelos alunos. Para assinalar o momento, num gesto simbólico,  foi ainda plantada uma oliveira no jardim da Escola.

Durante a cerimónia, Paulo Fonseca dirigiu-se aos alunos presentes com as seguintes palavras: “Tenham consciência que no dia em que saírem daqui com o diploma é o dia zero das vossas vidas. Hoje em dia temos de nos valorizar cada vez mais com componentes da vida profissional e de formação. É preciso trilhar um caminho de aprendizagem contínua. As bases que a Escola Profissional de Ourém vos dá são fundamentais para o vosso futuro”.

A obra de ampliação dos espaços oficinais foi realizada com o objetivo de dotar a Escola de mais condições de aprendizagem práticas. Esta empreitada esteve a cargo da empresa Alpeso - Construções, SA e representa um investimento de aproximadamente 210.000 euros.

O projeto surgiu no seguimento do reforço da Escola Profissional de Ourém no conceito estratégico Escola Oficina, conceito este que promove uma aproximação crescente da formação à realidade do mercado de trabalho recriando na Escola a vivência da Empresa, garantindo instalações, equipamentos, formadores, procedimentos e atitudes que assegurem a formação de jovens técnicos com elevados níveis de especialização e com possibilidade de integração imediata no mercado de trabalho. Em virtude deste novo posicionamento, a EPO iniciou, há uns anos atrás, uma forte aposta de reconversão da sua oferta formativa, direcionando-a para cursos de reconhecida empregabilidade, em áreas industriais com forte componente técnica e tecnológica. 

A Escola Profissional de Ourém é frequentada por cerca de 300 alunos, e com esta ampliação fica a contar com 13 salas de aula teóricas, 2 laboratórios de Informática, 2 ateliers de desenho, 1 laboratório de construção civil, 1 laboratório de assemblagem e redes informáticas, 1 oficina de maquinação e programação, 1 oficina de serralharia e soldadura, 1 oficina de frio e climatização, 1 oficina de mecânica automóvel, 1 laboratório de automação, 1 laboratório de eletrónica, 1 biblioteca/mediateca, 2 salas de professores, 2 salas de reunião, 1 auditório, 1 bar e 1 refeitório.