Pesquisar:

Cerimónia de Entrega dos Identificativos dos Curso

No dia 31 de outubro, a Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) organizou, uma vez mais, a Cerimónia de Entrega dos Identificativos dos Cursos.

Esta é uma cerimónia com uma grande importância para a comunidade escolar da EHF uma vez que marca a passagem de ciclo e elevação da graduação dos alunos que, desta forma, vão subindo mais um degrau na escada que os levará à conclusão do curso e à obtenção de uma qualificação profissional na área da hotelaria e turismo.

Apesar de ser uma cerimónia intimista, este ano foram convidados 3 ex-alunos que, de alguma forma, se destacam no meio profissional onde estão inseridos. Estes antigos alunos partilharam a sua experiência, dando conta do seu percurso após terem saído da EHF: Marco Faria, ex-aluno do Curso de Cozinha-Pastelaria, atualmente chefe do Restaurante Marisqueira Apolo, em Fátima; Ana Carvalhana, ex-aluna do curso de Restaurante-Bar, atualmente integrada na equipa do Hotel Praia D’el Rey Marriott Golf & Beach Resort, em Óbidos; e Inês Patrício, ex-aluna do curso de Turismo, atualmente a realizar mestrado em Artes Patrimoniais na Universidade de Coimbra, após Licenciatura em Turismo na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Estes três antigos alunos da Escola, apesar de darem testemunhos diferentes em virtude dos seus percursos profissionais, foram unânimes numa coisa… para se triunfar e para se ser reconhecido na respetiva área de trabalho é necessário muito empenho, muita dedicação, muito trabalho. É necessário, por vezes, sacrificar algumas coisas em prol de uma grande dedicação à profissão que escolheram. E esta foi a mensagem que quiseram deixar aos atuais alunos ali presentes.

O cerne desta cerimónia é passar o testemunho aos alunos mais novos, é, simbolicamente, subir na graduação enquanto alunos da Escola de Hotelaria de Fátima. Assim, são sempre os alunos mais velhos, mais graduados, a dar os respetivos identificativos aos alunos mais novos, de anos escolares inferiores. Porque cada ano corresponde a uma etapa na aquisição de aprendizagens que levarão à conclusão do seu percurso e à obtenção de uma qualificação profissional que lhes abrirá as portas ao mercado de trabalho.

E é com muito orgulho e redobrada responsabilidade que os alunos mais graduados passam o testemunho aos mais novos entregando-lhes o identificativo do respetivo curso e ano.

Aos alunos que se encontram no último ano do curso, este identificativo é-lhes entregue pelos professores, uma vez que não têm alunos mais graduados para o fazer.

Ao longo da cerimónia, houve tempo para as intervenções do Diretor Pedagógico da Escola de Hotelaria de Fátima, Renato Guiomar, e do Diretor Executivo da Insignare, Francisco Vieira.

Na sua intervenção o Diretor Pedagógico ressalvou a importância desta cerimónia para a Comunidade Escolar, uma vez que marca a passagem de ciclos dos alunos e a transmissão de responsabilidade dos mais velhos para os mais novos. Falou ainda da importância da vinda dos Encarregados de Educação que, cada vez mais, querem estar presentes nesta cerimónia.

O Diretor Executivo da Insignare deu as boas vindas aos alunos do 1.º ano, em especial aos alunos da 1.ª turma do Curso de Pastelaria-Padaria, uma oferta formativa nova da EHF, que obteve bastante recetividade por parte dos alunos que procuraram esta Escola para realizar o Ensino Secundário.

Falou dos múltiplos desafios que se avizinham neste ano letivo. O primeiro, a Certificação da Qualidade Formativa que irá assentar em três indicadores: sucesso escolar, assiduidade e empregabilidade após a conclusão do curso. Serão estes indicadores que é necessário continuar a trabalhar para que a avaliação seja positiva e se consiga alcançar a referida Certificação. E este é um trabalho conjunto de alunos, professores, funcionários, Encarregado de Educação, empresa… 

O segundo desafio relaciona-se com a recente exploração da Pousada do Conde de Ourém pela InsignePlusHotel que vai trazer aos alunos uma possibilidade acrescida de praticar, em ambiente real de trabalho, as aprendizagens efetuadas na Escola. À Pousada apenas serão chamados os melhores alunos do 2.º e 3.º ano de cada curso, e fruto do tipo de hotelaria praticado, serão momentos de formação que significarão uma mais-valia fundamental para estes alunos, acrescentando valor ao seu percurso e podendo ser decisivos na procura de emprego, após conclusão do curso.

Outro desafio relaciona-se com o centenário das comemorações das Aparições de Fátima. 2017 será um ano que (espera-se) trará muitos mais turistas a Fátima, pelo que a solicitação quer de alunos da Escola para colaborarem pontualmente com algumas entidades, quer de apoio da Escola de Hotelaria de Fátima na organização de determinados eventos irá aumentar substancialmente.

Francisco Vieira terminou afirmando que necessário que haja muita concentração naquilo que é essencial: humildade, disponibilidade e trabalho. Todos os elementos da Comunidade Escolar da Escola deverão estar conscientes de todos os desafios referidos e concentrarem-se em realizar o seu trabalho com empenho e rigor, sabendo envolver os alunos naquilo que são os objetivos comuns da Escola e não se deixando distrair por questões menores. À Insignare, fruto de todos estes desafios, caberá a responsabilidade de saber estimular a sua equipa de trabalho ao longo de todo o ano letivo.

A Cerimónia foi ainda palco da atribuição da distinção da Turma do Ano letivo 2015/2016, a turma A do 3.º ano do curso técnico de Cozinha-Pastelaria (RCP.14.17.A). Uma distinção baseada em resultados escolares e assiduidade dos alunos. Esta foi a turma com melhores resultados do ano letivo transato.

E assim terminou a Cerimónia, muito bem orientada pelos alunos do 3.º ano do curso técnico de Turismo a quem coube a responsabilidade de toda a organização da mesma.