Pesquisar:

As escolas da insignare em contacto permanente com a comunidade

 

A Escola Profissional de Ourém e a Escola de Hotelaria de Fátima têm vários projetos que permitem aos seus alunos um contacto permanente com a comunidade envolvente. No âmbito da sua aprendizagem desenvolvem diferentes tipos de trabalhos, relacionados com a sua formação, que lhes permitem ir tomando conhecimento do mundo do trabalho que os espera no final do curso, permitindo-lhes desenvolver a responsabilidade e o espírito empreendedor... Algumas das atividades têm ainda uma componente social, que lhes incute valores como o voluntariado.

 

Hoje vamos falar de algumas destas atividades...

 

Escola Profissional de Ourém

 

Formação de Informática a Idosos

Desde fevereiro deste ano letivo que a escola iniciou uma parceria com o Lar de Idosos do Bairro – Ourém, cuja a finalidade é ensinar os utentes do lar (média de idades 70 anos) a utilizar as novas tecnologias como ferramenta para produção de documentos e pesquisa de informação, promovendo a inclusão social. 

Sendo assim, todas as quartas à tarde, um professor conjuntamente com um grupo de quatro alunos do curso de informática da EPO, deslocam-se ao lar de idosos e “fazem uma partilha de conhecimentos”, em que os mais novos tentam incentivar os mais velhos a usarem as novas tecnologias, e claro os mais velhos em troca contam “histórias de vida”, que só a idade as permitiu presenciar.  Podemos apadrinhar esta cooperação como “dos 8 aos 80”, em que o mais importante é a partilha de “histórias de vida” e a companhia de gerações distintas.  

Passado quase um mês desde o inicio desta cooperação, e em forma de balanço, não tem sido fácil por parte dos “alunos mais velhos” em assimilarem as novas competências (o saber ler e escrever escasseia para além da visão um pouco cansada), no entanto a nossa companhia e a troca de afetos têm sido uma “lição de vida” fazendo desta atividade um combate à solidão.

Por fim, o que nos enche o coração (alunos e professores), é a forma genuína com que os idosos nos acolhem e acarinham, sendo uma mais valia nas relações humanas.

 

Oficinas de Informática e Eletrónica

Uma das razões que têm mantido esta atividade ativa, é a solicitação aos alunos do curso de informática e eletrónica por parte da comunidade escolar, para resolver algumas anomalias nos equipamentos informáticos (computadores/tablet’s/telemóveis) ou mesmo a instalação de um ou outro programa mais atualizado(Windows, Antivírus,etc ). Para dar resposta a essas mesmas solicitações, existem as oficinas de informática e eletrónica, que estão abertas todas as quartas à tarde, a toda a comunidade e de uma forma gratuita. Ao longo destes anos foram diversos os trabalhos realizados pelos alunos do curso de informática e eletrónica, sempre supervisionados por professores das disciplinas da área técnica. 

A razão mais forte para a continuidade deste projeto, prende-se com a aproximação da formação dos nossos alunos com a realidade empresarial ao nível do setor da informática e eletrónica, promovendo a chamada “tríade de competências”, desenvolvimento de competências técnicas, operacionais e humanas (Saber Fazer, Saber Estar e Saber Ser).

Ao nível do hardware, fazem-se reparações de carregadores de portáteis, substituição de ecrã, substituição de discos rígidos, entre outros, em relação ao software instalação de sistemas operativos, aplicações de produtividade, atualizações de antivírus entre outros. Também é dado o aconselhamento, para a aquisição ou upgrades de equipamentos. 

Esta atividade é uma oportunidade única, para os alunos de informática e eletrónica aplicarem conceitos teóricos apreendidos em algumas disciplinas da área técnica e os colocarem em prática em situações de contexto real.

 

Construção de um website para os artesãos de Ourém

Por iniciativa do CLDS 3G de Ourém, a EPO aceitou colaborar na criação de uma loja virtual para fomentar as vendas de produtos de artesanato produzidos em Ourém.

Foram agendadas várias sessões fotográficas, onde para além das fotografias, foram recolhidos dados sobre os artesãos e os seus respetivos produtos. Neste momento está a ser finalizado o website, que envolveu um conjunto de competências adquiridas ao longo da formação dos nossos alunos de multimédia

 

Declaração de IRS

Também para dar continuidade à parceria com a Junta de Freguesia de Seiça, o Curso de Gestão vai dar apoio novamente no preenchimento e confirmação de dados eletrónicos respeitantes à entrega da declaração de IRS. A recolha dos processos decorre até ao final de março e nos meses de abril e maio os alunos do 2ºano terão a oportunidade de praticar os seus conhecimentos de fiscalidade em prol da comunidade envolvente, nomeadamente dos cidadãos residentes em Seiça que queiram aproveitar esta parceria.

 

Criação de trofeus para a XIII Festambo

A Academia de Música Banda de Ourém(AMBO), organiza todos os anos entre Abril, Maio e Junho um festival de música que visa fomentar as atividades culturais no nosso concelho. Para os convidados do festival é sempre oferecido um trofeu.

Este ano a direção da AMBO solicitou o auxílio da EPO para a criação do troféu, que apesar de ser perfeitamente reconhecível apresenta elementos novos todos os anos. Foi desafio interessante para os alunos do curso de design que puderam utilizar os conhecimentos adquiridos para produzir uma proposta.

Os alunos de metalomecânica, terão a tarefa de completarem o processo produtivo, produzindo a proposta selecionada pela direção da AMBO.

 

Participação em Concursos

Concurso Empreescola - promovido pelo NERSANT - está a concurso uma equipa composta por alunos de gestão, eletrónica e multimédia que até maio desenvolvem uma ideia de negócio que termina com uma apresentação dos principais atributos e eventual maqueta ou protótipo  perante um júri.

Young Business Tallent - promovido pela marca Nivea, tem uma edição anual, que consiste numa competição  entre equipas de várias escolas nacionais, onde as equipas semanalmente têm de introduzir decisões de gestão numa plataforma digital seguindo pressupostos e um conjunto de dados previamente definidos. Neste momento estão a concurso 2 das 3 equipas iniciais. Está a decorrer a semifinal.

OurEmpreende - este concurso desenvolvido e promovido pela CLDS 3G Ourém, conta com a sua primeira edição, e no âmbito do empreendedorismo pretende o desenvolvimento de planos de negócio. Este concurso decorre até maio e a EPO esta a concorrer com 4 ideias de negócio, uma delas numa parceria entre o curso de gestão e o curso de eletrónica.

Montepio/Acredita Portugal - uma equipa de gestão e eletrónica está também a desenvolver uma candidatura que pretende faseadamente numa plataforma digital, preencher um plano de negócios com tutoriais e que culminará em março com a finalização do plano e com a eventual preparação de um pitch de apresentação para uma segunda fase. Nessa etapa, onde se apresentará o projeto a um júri presencial, poderá haver a hipótese de conseguir financiamento para estruturar uma ideia num conceito de negócio real.

Concurso de Ideias - Como já é habitual no Curso de Gestão, este ano a EPO concorreu mais uma vez ao concurso promovido pela ANJE e, em dezembro, a ideia desenvolvida por 2 alunas do 3º ano do Curso de Gestão foi considerada finalista. De referir que foi a única ideia de alunos do ensino secundário e profissional presente na final. 

 

 

Escola de Hotelaria de Fátima

 

Os alunos da Escola Profissional de Hotelaria de Fátima encontram-se constantemente envolvidos em atividades das mais diversas tipologias práticas, lúdicas, cariz social entre outras, contribuindo para o seu crescimento enquanto futuros profissionais e cidadãos.  

 

As atividades desenvolvidas decorrem como um importante complemento à formação pessoal e profissional dos alunos. Estas atividades são o reflexo da transversalidade das diferentes disciplinas dos diferentes cursos.

 

A título de curiosidade, e comparando com há um ano a esta parte, foram realizadas 9 visitas de estudo que abrangeram as componentes práticas e sociocultural.

 

Foram desenvolvidas 14 Sessões Técnicas trazendo contributos e mostras do mundo do trabalho que permitem aos alunos contextualizar os conhecimentos adquiridos e confrontar os oradores convidados com as suas dúvidas e anseios. 

 

As aulas.com são mais uma das atividades diferenciadoras que os nossos alunos têm oportunidade de partilhar com profissionais de diversas áreas de atividade de reconhecido destaque, relevância e conhecimentos técnicos e/ou científicos, demonstradores de mais-valias para o percurso escolar dos alunos e para a sua inserção no mercado de trabalho. 

 

A Escola de Hotelaria de Fátima proporciona também aos seus alunos a Prestação de Serviços com e para a comunidade, consistindo no envolvimento de alunos na prestação de serviços ao exterior realizados na sequência de solicitações feitas por numerosas entidades públicas e privadas da comunidade envolvente (cerca de 50), donde se poderá destacar a Organização e Dinamização do Festival Cozinhas de Mundo, Realização de diversas actividades no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho em colaboração com as empresas e entidades da região, Almoços/Jantares temáticos no âmbito do funcionamento do Restaurante de Aplicação, Participação e organização da Corrida & Caminhada da Paz em Fátima, Participação no Concurso 3st Fish and Cooking Aveiro Festival, Projetos internacionais bilaterais e multilaterais com diversos países como Hungria, França, Espanha, Itália, Roménia e Turquia entre tantas outras atividades.

 

Outra das valências da EHF é a sua constante aproximação com diversos empresários que se dirigirem à Escola, não só no âmbito de uma aproximação do tecido empresarial à nossa realidade e qualidade de formação mas também como parceiros para a dinamização das referidas actividades.

 

A EHF também dispõe de um Restaurante de Aplicação sendo um local privilegiado de formação e preparação prática e em contexto real de trabalho dos alunos de Restaurante/Bar e de Cozinha/Pastelaria.

 

Apresenta ementas diferentes todos os dias que acompanham as temátias lecionadas no curso de Cozinha/Pastelaria e com um serviço também adaptado às aprendizagens dos alunos de Restaurante/Bar, sendo de referir as cerca de 2800 refeições servidas por ano letivo neste local de formação.