Pesquisar:

JORNADAS DA MECÂNICA 2019 - BALANÇO DE UMA EDIÇÃO DE SUCESSO!

As Jornadas da Mecânica edição de 2019 foram um sucesso. Durante 3 dias foram diversas as actividades que decorreram no Centro de Exposições de Ourém, constituindo um certame intenso de estreitamento de relações institucionais entre a Escola e empresas, profissionais e instituições de ensino superior nas áreas da mecânica e do sector automóvel.

Estiveram em permanência mais de 30 empresas expositoras que demonstraram toda a sua mais-valia ao mercado, incluindo as novidades de máquinas, métodos e técnicas inovadoras no sector mecânico e industrial, nas áreas de automóvel, motos, soldadura, aplicações CAD/CAM, Automação Industrial e Equipamentos Industriais. Decorreram duas demonstrações técnicas de particular relevo, "Soluções de robôs low-cost para a indústria", e ainda “Impressões 3D” – tecnologias e aplicações, benefícios na indústria e no sector educacional. Na tarde do dia 22, decorreu a apresentação das ideias finalistas do concurso EPO BIG IDEA! - nas duas categorias "ideia mais criativa" e "ideia mais comercial".

A ideia vencedora na categoria mais criativa foi: “Bio Cigarret” – Cigarros biodegradáveis mas com a mesma composição de fumo, cujo filtro é modificado, tornando o vício menos poluente para o ambiente, a cargo de Jéssica Sénica e Diogo Miranda da Escola Profissional de Torres Novas.

A ideia vencedora na categoria comercial foi: Enrolador automático de bobines de cabo eléctrico, uma máquina capaz de enrolar bobines de cabo automaticamente, controlada através de um display touch, a cargo de David Bento da Escola Profissional de Ourém.

Na noite de sexta-feira, decorreu a Tertúlia "À conversa com..." Marco Cochinho, da equipa de mecânica de Elisabete Jacinto, bem como os pilotos Bruno Oliveira, Gonçalo Figueiroa, José Grosso e Artur Fidalgo, e Marco Martins. A moderação esteve a cargo do jornalista António Adão, e encheu uma plateia que não arredou pé por mais de 2 horas de conversas sobre os desafios da profissão, as aventuras, a competição, mas sobretudo pela importância do espírito de equipa, de missão e superação dos desafios. As Jornadas terminaram em beleza no dia 23 com uma tarde de Show de Free Style com o ex-campeão do mundo Humberto Ribeiro, um verdadeiro um espectáculo sobre rodas que animou o público presente. Foram 3 dias de sucesso, constituindo assim uma mais-valia para o conhecimento técnico dos alunos e o elevado prestígio da Escola, pautando-se este evento para a necessária valorização que queremos para o Ensino Profissional.