Pesquisar:

BALANÇO MUITO POSITIVO NA 8ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA

- 7 Dias de festival

- 8 Equipas com 4 menus em simultâneo

- 65 Alunos de 3º Ano em prova (cursos de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria)

- 162 Alunos de apoio do 1º e 2º anos dos cursos de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria

- 21 Jurados externos representantes das entidades empresariais e profissionais do sector, 2 jurados permanentes em representação da Direção da Escola e ainda o Orientador de Projecto e Orientador de Turma;

- 7 Chefes de cozinha,

- 7 Chefes de sala

- 7 Empresários

- Mais de 350 pessoas a degustar as iguarias preparadas pelos alunos;

Este é o balanço da 8ª Edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo - Sabores de Portugal” que decorreu na Escola de Hotelaria de Fátima, de 12 a 20 de Abril.

As ementas apresentadas resultaram dos projectos desenvolvidos pelos alunos e incidiram sobre as regiões de Portugal, evidenciando as suas principais características em termos gastronómicos, levantamento dos principais produtos, bem como do receituário característico de cada uma delas. Também foi alvo de análise a abordagem vitivinícola e de produção de vinhos.

No seguimento deste processo de pesquisa, foi elaborado uma ementa por parte dos alunos de forma a apresentarem ao júri e aos diversos clientes que estiveram connosco, a oportunidade e degustarem as iguarias da região estudada.

Procurando inovar e apresentar novos motivos de interesse a quem nos dá o prazer da sua companhia, este ano foi uma vez mais possível, fazer o visionamento ao vivo da preparação, confecção e serviço executado pelos nossos alunos.

A grande mudança este ano foi a alteração da iniciativa para o período de almoço, tendo recebido uma boa recetividade por parte das pessoas que continuaram a participar, registando-se uma forte adesão, dando cumprimento a um dos principais objectivos do evento: a aproximação ao tecido empresarial e à comunidade envolvente.

Por último de realçar e agradecer a presença dos membros do júri que de forma pronta e muito disponível aceitaram estar connosco neste contexto de formação, enriquecendo o momento com os seus conhecimentos que partilharam com os alunos.