Pesquisar:

ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA LANÇA NOVO CURSO DE PASTELARIA/PADARIA

No âmbito do projeto experimental de definição da oferta formativa do ensino profissional para o ano letivo 2015/2016, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com o apoio da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, a Escola Profissional de Hotelaria de Fátima apresenta o novo curso profissional de técnico de Pastelaria/Padaria, que desenvolveu ao longo do último ano em parceria com o Turismo de Portugal. Este curso de nível 4 e de dupla certificação, académica e profissional, com a duração de 3 anos, foi apresentado na sua fase final de construção na École Nationale Supérieure de Pâtisserie, em Yssingeaux, França, presidida dos reconhecidíssimos Chefs Alain Ducasse e Yves Thuriès, tendo merecido um bom reconhecimento.

O novo curso profissional de Pastelaria/Padaria é uma forte resposta às necessidades de mão-de-obra especializada sentidas pelas empresas do setor e tem como objetivo preparar os jovens para planear, coordenar e executar as atividades de produção em pastelaria/padaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em unidades de produção ou em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras. O curso tem ainda por objetivo motivar a capacidade empreendedora dos jovens, através da criação dos seus próprios espaços de produção e comercialização, dando-lhes competências ao nível da organização, gestão e coordenação do trabalho em equipa.

 No domínio técnico o curso potencia a aquisição de conhecimentos específicos ao nível das matérias-primas, bem como a sua aplicação prática em termos da preparação e confeção de produtos de pastelaria e padaria. No final do curso o aluno deverá ser capaz de preparar e confecionar bolos e outros produtos de pastelaria, conceber e executar peças artísticas em pastelaria e padaria, confecionar gelados e executar e montar trabalhos em chocolate, bem como criar e desenvolver receitas inovadoras de pastelaria experimental, realçando-se ainda o domínio dos conceitos básicos do design e das novas tendências da pastelaria e padaria funcional. O curso de Pastelaria/Padaria terá uma abordagem não só a nível nacional mas também internacional, permitindo aos alunos um conhecimento mais vasto da realidade deste setor.

 O curso profissional de Pastelaria/Padaria é orientado para jovens que concluíram o 9º ano de escolaridade, com idade compreendida entre os 16 e os 20 anos e que demonstrem vocação e competências mínimas para frequentar com sucesso esta área de formação, que apresenta um elevado nível de complexidade técnica, mas que garante um percurso profissional de garantido sucesso. As inscrições podem ser feitas através do site www.insignare.pt ou diretamente na Secretaria da Escola, até ao próximo dia 30 de junho.

Imagens